CONEXÃO SANA FESTIVAL RENOMADO DA SERRA FLUMINENSE EM EDIÇÃO ON-LINE

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Fomenta Festival, da Lei Aldir Blanc, apresentam

 

Realizado desde 2016 no Sana, um dos principais refúgios ecológicos da Serra Fluminense, evento será exibido pelo YouTube nos dias 12 e 13 de abril. A programação tem shows de Casuarina e Raiz do Sana, além de artistas locais e oficinas de dança e percussão.


Já faz alguns anos que o Sana se tornou um destino preferencial para quem quer mudar de ritmo. Localizado no município de Macaé (RJ), cidade conhecida pela exploração do petróleo, o pequeno distrito serrano chama a atenção por outros atributos naturais: cachoeiras, montanhas, clima temperado e um belo refúgio preservado de Mata Atlântica. Mas se essas características também estão presentes em outras localidades da Serra Fluminense, o que faz do Sana único, então? A capacidade de aliar natureza a arte e cultura, de forma sustentável e duradoura, sendo manancial não apenas de água limpa mas também de uma cena pulsante de artistas. Prova disso é o festival Conexão Sana, que chega à sua quarta edição nos dias 12 e 13 de abril, pela primeira vez totalmente on-line, reunindo artistas de projeção nacional - como Casuarina e Raiz do Sana - a talentosos artistas da cena local. A transmissão começa às 16h, no canal do YouTube do festival.


Viabilizado através de patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por intermédio do Edital Fomenta Festival, da Lei Aldir Blanc, o evento terá dois dias de shows, tendo como âncoras o grupo Casuarina e o "prata da casa" Raiz do Sana. Completam a programação artistas locais que já angariaram fãs e reconhecimento na região: Armando Casca, a dupla Potyra Castro e Fernando Braga, Rômulo Ferreira e Fernanddim Forçaviva. O festival ainda terá oficinas de percussão com Sambando e de dança com Rodrigo Bruno, além do DJ Cyro Novello nos intervalos e apresentação do Lencinho. 


Em parceria com o Gaia Soluções Sustentáveis, o Conexão Sana terá emissão de carbono neutralizada, disponibilizará mil e quinhentos copos reutilizáveis para a comunidade do Sana e promoverá ações de educação ambiental. Além disso, atento às questões sociais, o festival receberá doações, que serão entregues à Associação de Moradores do Sana, que distribuirá cestas básicas para os moradores mais vulneráveis do distrito.


Promovido desde 2016, o festival já contou com shows de grandes artistas, tais como Geraldo Azevedo, Mauricio Baia e o grupo Ponto de Equilíbrio. Dada a qualidade do evento e sua preocupação sócio-ambiental, o Conexão Sana foi ganhando notoriedade e tornou-se ponto alto no calendário anual do Sana, movimentando a economia da região e levando para o lugar artistas e turistas ávidos por boa música e atentos à necessidade de preservar aquele santuário natural. Não à toa, sem jamais abrir mão da sustentabilidade, o festival foi ficando maior a cada edição, até ser inviabilizado em seu formato presencial por conta da pandemia da Covid-19.

Fiquem em casa e aproveitem o Conexão Sana!

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
Apresentação: Lencinho

Nos intervalos: DJ Cyro Novello


12 de abril (segunda-feira)

A partir das 16h
Oficina de Percussão com Sambando
Potyra Castro e Fernando Braga

Oficina de Dança com Rodrigo Bruno

Armando Casca

Raiz do Sana


13 de abril (terça-feira)

A partir das 16h
Oficina de Percussão com Sambando
Fernanddim Forçaviva

Oficina de Dança com Rodrigo Bruno

Rômulo Ferreira

Casuarina



SOBRE AS ATRAÇÕES DO FESTIVAL


Raiz do Sana

Formado em 1998, no Arraial do Sana, distrito de Macaé, na Serra Fluminense, o Raiz do Sana é um dos grupos mais conhecidos do movimento do forró pé-de-serra que tomou conta do sudeste no fim do século passado. Com sete discos e um DVD lançados, o Raiz do Sana tem uma importante carreira independente, com turnês internacionais e mais de mil shows por todo o Brasil. A formação atual conta com Tati Veras (voz), Elysio (baixo), Rodrigo Ramalho (sanfona), Sabatuk (percussão), Rodrigo Bucair (percussão), Léo Oliveira (cavaquinho e guitarra) e Frank Furtado (zabumba).


Casuarina

Com quase 20 anos de carreira, o Casuarina faz parte da geração que reocupou culturalmente, no início dos anos 2000, o bairro da Lapa, famoso reduto boêmio do Rio de Janeiro. Entre regravações, canções próprias, registros ao vivo e homenagens, já são oito discos e dois DVDs lançados, com destaque para "MTV Apresenta: Casuarina", de 2011, trabalho que nacionalizou a carreira do grupo, formado hoje por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Fernando (bandolim) e Rafael Freire (cavaquinho). Recebeu dois prêmios de "Melhor Grupo de Samba" pelo Prêmio da Música Brasileira - em 2010 e 2017.


Potyra Castro e Fernando Braga

Parceiros há mais de uma década, Potyra e Fernando fundaram, juntos, o grupo Pavio Curto, em 2010. Com a dissolução do grupo, seguiram juntos até formarem o Trio 3 Kboclo, em meados de 2019, que teve sua atuação interrompida por conta da pandemia. Através das lives realizadas nesse período de interrupção das atividades culturais, formataram a apresentação em duo.

Armando Casca

Músico desde os 14 anos, o jovem baixista Armando ajudou a formar a banda Herege, de hard rock, no Rio. Mas foi no forró - e com o violão em punho - que pôde dar vazão a seus anseios de compositor. Mudou-se para o Sana em 1998, onde formou a banda Som da Mata.


Fernanddim Forçaviva

Natural de Campos do Goytacazes, maior cidade do interior do Estado do Rio, Fernanddim ganhou notoriedade como fundador, vocalista e compositor das canções do grupo Força Viva Riddim. Sediado no Sana, o grupo debruça sobre a música negra jamaicana e movimenta a cena de reggae da região.


Rômulo Ferreira

Cantor, compositor e violonista, Rômulo Ferreira é natural do Rio mas mora em São Pedro da Serra, na Serra Fluminense. Músico desde os 13 anos, faz parte do coletivo de compositores Nós de Cabrália, que tem por objetivo fomentar a cena independente de música do Estado do Rio.


DJ Cyro Novello

Há quase 20 anos, DJ Cyro é uma das figuras mais requisitadas nos eventos de música brasileira do Rio de Janeiro. Já animou os intervalos de shows de artistas como Gilberto Gil, Mart'nália, Nação Zumbi, Alcione e Lulu Santos, além de ter pilotado a área vip do show da Madonna e participado do Big Brother Brasil. 


SERVIÇO

Conexão Sana

12 e 13 de abril de 2021

A partir das 16h

Evento Gratuito

Transmissão ao vivo pelo bit.ly/YouTubeConexaoSana

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes