[Crítica] “5 X Comédia”- Episódios 1 e 2

(Série baseada em espetáculo teatral idealizado por Sylvia Gardenberg)




 

 Castigat ridendo mores - Rindo ela (a comédia) corrige os costumes. 

frase do Arlequim Dominico

 

A cineasta Monique Gardenberg, a sublime diretora do festejado “Ó Paí, Ó”, volta à cena com uma produção da Amazon filmes. Dessa vez trata-se de uma série de humor (e drama) sobre temas ligados a essa infame pandemia de Covid-19 e suas conseqüências para a vida de todas as pessoas. Os dois primeiros episódios abordam, cada um à sua maneira, situações que revelam um olhar atento e crítico.  

A série tem um total de cinco episódios, com duração de trinta minutos  cada, que buscam fazer humor, mas também exercer o pensamento crítico sobre a situação atual. O coronavírus atinge por igual a todos, porém, suas conseqüências são diferenciadas para os diversos estratos e grupos sociais. O empresário fica em casa protegido, mas o trabalhador assalariado tem que se virar na rua, estando protegido ou não, como é o caso do primeiro episódio. Ou, o marido fica trancado em seu quarto, com um medo pânico de se contaminar, enquanto a mulher cumpre sua jornada diária em relação aos deveres da casa.

Os episódios foram filmados remotamente, com os atores e atrizes em seus domicílios próprios, fazendo o que podem para dar apoio ao processo de filmagem. Ou seja, não só a direção foi feita à distância, mas os atores também contracenaram à distância. Uma experiência inédita para todos, trazendo vivências e aprendizados diversos.

Episódio 1, uma palinha. O porteiro espertamente não pode subir e envia a encomenda pelo elevador. Ganha de gorjeta uma cerva geladinha. Sua companheira costura máscaras inspiradas no homem-aranha, mas com as cores do Oludum. Tentam fazer um divertido sexo virtual. Tudo nos conformes. Ou seja, nada disso. Há sempre um rolo qualquer, afinal, trata-se de uma comédia.

Episódio 2, outra palinha. O marido, barbudo e alucinado, escraviza a todos em sua família após 28 dias de confinamento. Não sai de jeito nenhum nem que a vaca tussa. Nem permite que ninguém saia. Usa face shield, bate panela, dá a missão do dia. Faz a chamada diária e controla tudo que acontece. Mas a mulher conhece os caminhos da criatividade e o jeitinho da finta e apronta uma reunião com a amiga de coração. Muita bagunça isso pode causar.

Na entrevista coletiva sobre o lançamento da série, Malu Miranda destacou a importância de falar da humanidade nesse momento crítico. Para ela importa todas as formas de amor, a solidão, as incertezas, um olhar sobre tudo que estamos passando. A diretora Monique Gardenberg afirma que o assunto não se esgota (pois são temas que voltam sempre), que busca uma forma responsável de trazer o riso e lidar com a dor. Para ela a gente vai rir e se emocionar assistindo a série. Vai rir e se assustar.

Gabriel Godoy fala dos receios vários e do papel muito bacana que a comédia tem que ter, pois pode de uma forma cômica leve conduzir a uma reflexão. Gregório Duvivier se diz apaixonado por Monique Gardenberg, que dá ênfase a um olhar para além do apuro estético, dramatúrgico, filmando histórias de pandemia diferentes do clichê.

 

 

AMAZON filmes

5X Comédia” – Episódio 1 – Brasil – 30 min

Criação e direção geral: Monique Gardenberg

Direção do Episódio: Rafael Primot

Roteiro: Rafael Primot e Monique Gardenberg

Com: Gabriel Godoy – Gabriel Louchard - Rafael Portugal – Samantha Schmütz

Produzido por: Carlos Martins, Jeffrey Neale, Tereza Gonzalez

Direção de Fotografia: Alexandre Ramos

Montagem: Helena Moura, AMC

Direção de Arte: Valdy Lopes Jn

Figurino: Marina Franco

Caracterização: Rosemary Paiva

Produção Executiva: Julia Bock, Eduardo Nasser, upex

 

“5X Comédia” – Episódio 2 - Brasil – 30 min

Direção: Monique Gardenberg

Codireção: Gustavo Leme

Roteiro: MG, Felipe Cabral, Vinicius Calderoni

Com: Gregório Duvivier – Guida Vianna – Katiuscia Canoro – Patricia Saravy – Vinicius Calderoni  

Direção de Fotografia: Dudu Miranda

Direção de Arte: Valdy Lopes Jn

Figurino: Marina Franco

Caracterização: Rosemary Paiva

Montagem: Federico Brioni, AMC

Marco Guayba

Ator, diretor, preparador de elenco e Mestre em Letras

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes