Home Notícias [Notícias] Conexão Latina: da salsa ao jazz latino com Belinha Almendra
[Notícias] Conexão Latina: da salsa ao jazz latino com Belinha Almendra
desconexao leitura setembro 24, 2020 0
Misturar no mesmo caldeirão ritmos tradicionais, como o mambo, a rumba, o merengue, o cha cha cha e a salsa , com novidades da cena pop e do jazz latino. Essa é a proposta do Conexão Latina, programa apresentado pela jornalista Belinha Almendra no canal Youtube da Coringa Comunicação, prestes a completar 20 semanas no ar. Vale programar orquestras tradicionais, ícones da música afro-cubana e artistas da nova geração, contanto que sejam hispanohablantes.
Com edições novas sempre às sextas-feiras, a de número 20 estreia no dia 25 de setembro. “Na verdade, essa é a nova temporada de um projeto criado no década de 1990 e veiculado em duas FMs do Rio de Janeiro, já com essa proposta inovadora”, conta Belinha, que cuida da curadoria do repertório, montado a partir e ítens que colecionada há décadas e novidades que segue garimpando.
A pandemia e o período de reclusão imposto por ela despertou o desejo de voltar a produzir o Conexão Latina: “O clima pesado, sobretudo das primeiras semanas do isolamento, foi decisivo para que eu encontrasse tempo e motivação pra recomeçar, agora nesse formato e via Youtube. Quando me dizem que o programa leva alegria, que faz querer sair dançando e sobretudo que desperta curiosidade sobre os artistas que a gente mostra ali, fico plenamente realizada”, comemora. Até agora, o Conexão Latina já recebeu depoimentos gravados por artistas como as cubanas Aymé Nubiola e Haydée Milanés, o espanhol El Kanka, as cantoras Leila Maria, Fabiana Cozza e o percussionista Marcelo Costa, artistas brasileiros ouvintes do programa.
A edição de número 20 do Conexão Latina investe na mistura e abre com a dobradinha da chilena Mon Laferte com o português António Zambujo em “Madera de deriva”, “milonga” composta pelo uruguaio Jorge Drexler. Daymé Arocena, premiada cantora de jazz afro-cubano da nova geração, mostra seu apuro vocal em uma gravação lançada pelo selo do DJ francês Gilles Petterson, chamada “El 456”. Para fechar com muito ritmo, o pianista e maestro Chucho Valdés e o grupo Irakere, patrimônios da música cubana, fazem uma versão para a clássica “Pare Cochero”.
Conexão Latina - Youtube da Coringa Comunicação
https://www.youtube.com/
Apresentação e curadoria: Belinha Almendra
Produção, edição de som e imagens: Marcus Veras
Assista aos depoimentos:
Haydée Milanés - https://www.youtube.com/
Aymé Nubiola- https://www.youtube.
Leila Maria - https://www.youtube.com/
El Kanka - https://www.youtube.com/
Fabiana Cozza - https://www.youtube.com/
António Zambujo e Mon Laferte: “Madera de Deriva”
Postar um comentário