[Notícias]: Cenas na Pandemia reúne professoras de quatro Estados para falar sobre Dança, Teatro, Performance e Tecnologia


Curso online contará com palestrantes da USP, UFRJ, UFBA, UFSC e FURB, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e interação para interessados de todo o Brasil




Sem nenhuma dúvida, a Cultura foi uma das áreas mais atingidas pela pandemia. A impossibilidade de se reunir o público para shows, espetáculos e exibições atingiu os profissionais do setor em cheio. Por este motivo, a classe artística precisou encontrar maneiras de se reinventar para continuar a oferecer seu talento à sociedade, ainda que de forma remota. É neste contexto que nasce Cenas na Pandemia: Tecnologia, Corpo e Arte, um minicurso online que reunirá professoras de cinco das mais importantes universidades brasileiras para falar sobre dança, teatro, performance, tecnologia e de que maneira seus trabalhos se relacionam com este período distópico que estamos vivendo.

A ser realizado entre os dias 13 e 17 de julho, inteiramente em plataformas digitais, Cenas na Pandemia oferecerá aos inscritos uma oportunidade única de aprender e interagir com professoras / artistas de quatro Estados diferentes (SP, RJ, BA e SC), que conduzem trabalhos consistentes e inovadores em suas respectivas áreas. Ao fim do curso, os alunos receberão certificados de participação e ainda poderão rever as aulas, que ficarão disponíveis online por tempo determinado.

Tendo em vista que o país passa não apenas por uma crise sanitária, mas também econômica, e boa parte da população está com sua renda comprometida, a organização do curso decidiu fixar o valor da inscrição em apenas R$ 50,00 – um investimento modesto em comparação ao preço praticado no mercado. Além disso, a Lótus ainda planeja turbinar a divulgação do evento com o sorteio de duas bolsas integrais para o Cenas na Pandemia em seus canais nas redes sociais (https://www.instagram.com/lotusciacenica/ e https://www.facebook.com/lotuscenica/), que também terão a função de avisar o público de parcerias e outras novidades.

Uma iniciativa da companhia Lótus Cênica, de Florianópolis, Cenas na Pandemia será ministrada pelas professoras Ivani Santana, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Gabriela Lírio, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Verônica Veloso, da USP (Universidade de São Paulo), Maíra Castilhos, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Monica Siedler, da FURB (Universidade Regional de Blumenau).

O curso será composto de cinco aulas independentes, ministradas por uma das professoras:

· Dança & Imagem: videodança e webdança (Ivani Santana)
  •  A relação da dança com a Cultura Digital, noções sobre Videodança e Web-performance, a dança realizada para as mídias sociais;

· Cenas na pandemia: teatro performativo e tecnologia (Gabriela Lírio)
  •  Reflexões sobre obras artísticas no período de confinamento, novas linguagens da interface entre o teatro performativo, o audiovisual e as plataformas digitais, novos meios de produção e de criação que aprofundam o diálogo entre arte, política e tecnologia;

· Ações teatrais e performativas fundadas no caminhar (Verônica Veloso)
  • Apresenta ações realizadas por artistas de diferentes procedências, observando os modos de fazer sugeridos em cada uma delas e seus respectivos "modos de usar”, revelando seus dispositivos de jogo e outras materialidades que emergem do ato performativo;

· Teatro performativo e as múltiplas presenças do ator (Maíra Castilhos)

  • o teatro performativo e as diversas possibilidades surgidas nas artes cênicas em decorrência de inovações tecnológicas, as relações entre o teatro e vídeo na cena e as novas relações entre ator, câmera e projeção que possibilitam formas distintas de presença e de convívio entre ator-câmera-espectador;

· Performance, teatralidade e o fazer-dizer na dança (Monica Siedler)
  • Reflexões sobre os procedimentos de criação em performance, teatralidade e performatividade na dança, apresentação da artista e de sua produção, a palavra performance segundo Marvin Carlson, Diana Taylor e Renato Cohen, a definição de teatralidade de Josette Féral, a performatividade pensada na dança e a pesquisa interdisciplinar nas artes.

Sobre as palestrantes
Ivani Santana é artista e pesquisadora no campo da dança com ênfase em projetos interdisciplinares e mediados pelas tecnologias digitais. Investiga a corporeidade e as artes a partir das Ciências Cognitivas, principalmente pela Teoria Enativista, e pelos estudos da Cultura Digital. Realizou pós-doutorados na University of British Columbia e na Queen’s University Belfast. Professora Titular do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia, onde também é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Gabriela Lírio é fundadora e Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC) e do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e Caderno de Viagem (7Letras, 2017). Em 2016, concluiu Estágio Sênior na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle, sob supervisão de Josette Féral. É membro pesquisador do projeto Labex ARTS-H2H La performance théâtrale au musée : une nouvelle médiation transculturelle, na Université Paris 8 - Saint Denis.

Verônica Veloso é professora em Pedagogia do Teatro na Universidade de São Paulo. Doutora em Artes pela ECA/USP, tendo realizado parte de sua pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, analisando ações teatrais e performativas fundadas no caminhar. Integra o Coletivo Teatro Dodecafônico desde sua fundação em 2008, tendo dirigido encenações e realizado pesquisa sobre intervenção urbana. Acadêmica e artisticamente, tem desenvolvido reflexões sobre a arte contemporânea, seu potencial pedagógico e os desafios recentes apresentados ao espectador de ações performativas e relacionais.

Maíra Castilhos é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora substituta na área de Performance e Teatro Brasileiro do curso de Artes Cênicas desta mesma universidade nos anos de 2018 e 2019. Doutora em Artes na linha de Estética e poéticas cênicas pelo IA/UNESP, tendo realizado parte de sua pesquisa na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, sob supervisão de Josette Féral. Autora do livro "A presença de corpos ausentes: a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck", (2015).

Monica Siedler é atriz, performer e possui mestrado em teatro pela UDESC. Atualmente é professora de Performance na FURB e integra a equipe que administra o espaço cultural independente Casa Vermelha, em Florianópolis. Pesquisa a interação entre audiovisual e corpo, tendo realizado as performances O Pior de Mim (prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura 2014) e a Trilogia Ninguém é Impossível, parceria com o artista visual Roberto Freitas, que integra as performances: Só Depois (Prêmio Funarte Klauss Vianna 2011); Somático (Prêmio Elisabete Anderle de estímulo a Cultura - SC/2010); 1A(UMA) (bolsa de pesquisa para intérprete-criador projeto Mergulho no Palco (2007, Florianópolis/SC).

Sobre a Lótus Cênica

A Lótus Cia Cênica é composta por artistas atuantes na cena teatral, residentes em Florianópolis, que compartilham o desejo de pesquisar e experimentar o Teatro de Animação e as possibilidades de hibridação das Artes Cênicas. Idealizada por Juliana Freitas - diretora e atriz com uma trajetória de mais de 20 anos em teatro e participações em diversos grupos de pesquisa -, a companhia brotou em 2018 e hoje agrega artistas de áreas distintas e complementares, interessados na pesquisa com bonecos híbridos. A Lótus também propõe contações de histórias com teatro de papel; ações performativas de música e poesia (Chuva de Poemas e Trova de Natal) e oficinas de construção e manipulação de bonecos, feitos a partir do material de descarte, direcionadas a estudantes e educadores. Diante do atual cenário de confinamento, a companhia decidiu contribuir para a cena artística brasileira com o oferecimento do curso Cenas na Pandemia, levando o debate sobre dança, teatro, performance e tecnologia para as plataformas digitais.


SERVIÇO

Cenas na Pandemia: Tecnologia, Corpo e Arte

Datas: de 13 a 17 de julho de 2020, das 15hs às 17hs

Onde: Plataforma digital (link e credenciais de acesso serão fornecidos aos inscritos)

Palestrantes: Profa. Dra. Ivani Santana (UFBA), Profa. Dra. Gabriela Lírio (UFRJ), Profa. Dra. Verônica Veloso (USP), Profa. Dra. Maíra Castilhos (UFSC), Profa. Ma. Mônica Siedler (FURB)

Investimento: R$ 50,00 (boleto e transferência bancária)

Inscrições: http://bit.ly/CenasPandemia

Produção: Lótus Cênica

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/293529988671297

https://www.instagram.com/lotusciacenica/

https://www.facebook.com/lotuscenica/

https://www.lotusciacenica.com/

ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes