[GameStation]: Conscientização do Mês do Orgulho LGBTQI+



Olá, leitores. Como estão? Hoje não tem notícia nem crítica, hoje nós teremos uma matéria bem especial aqui na GameStation. Como muitos já sabem, esse é o mês do orgulho LGBTQI+, e nessa matéria iremos fazer um texto de conscientização construtivo dentro do mundo dos games.

Nesse mês de junho, mais especificamente no dia 28, teremos o Dia do Orgulho LGBTQI+, dia que simboliza a luta desse grupo contra a violência aplicada a eles. Dentro do universo dos games, infelizmente, essa realidade não é diferente e a violência verbal acontece de forma recorrente em jogos como 'League of Legends', 'DOTA' e muitos outros dos mais populares. Apesar das empresas desenvolvedoras usarem um mecanismo de denúncia contra mensagens ofensivas, essas mensagens seguem acontecendo de forma bem recorrente nos chats dos games. Aqui vão alguns relatos de jogadores LGBTQI+:

· "eu jogo há bastante tempo e já vi vários comentários homofóbicos nas partidas. Nada diretamente a mim, porque eu procuro não interagir muito no chat com os outros jogadores [...] Ainda mais quando estamos perdendo, as pessoas ficam piores né, que aí tentam te ofender e agredir de todos os jeitos. Se der o mínimo de suspeita que somos gays, aí é aturando isso até o final da partida."

· "Quando se trata de um jogo multiplayer, a primeira impressão que as pessoas têm de você é seu nome de usuário. Já vi mulheres precisando trocar o nome de usuário para masculinos para evitar machismo e LGBTs que precisaram recorrer à grupos em outras redes sociais para desabafar o abuso e homofobia que sofrem unicamente por causa dos personagens que joga, da forma que se expressa e do nome de usuário.”

Essas pessoas só querem se divertir enquanto jogam, querem ter seus momentos de lazer e querem ser tratadas como todos são. O preconceito deve ser abominado em todos os ambientes e todos nós, do Desconexão Leitura, esperamos que você, que está lendo essa matéria, pense a respeito, e se você conhece alguém que precise ler isso, compartilhe a matéria com essa pessoa, isso pode ajudar a reduzir o preconceito e aumentar a inclusão de todos.

Gabriel Lomeu

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes