[Filmes] Se Eu Ficar - Para Onde Ela Foi


Gayle Forman teve um sucesso gigantesco com um de seus belos livros de drama. “Se Eu Ficar” teve suas palavras transformadas em cenas reais em 2014, apresentando para o público a história de Mia, a protagonista doce e musicista, interpretada no filme pela gloriosa Chloe Grace Moretz.




Lançado em 2009, o livro alterna entre passado e presente com Mia narrando fases importantes de sua vida em família e com o namorado, Adam. Uma menina apaixonada por música que sonha em estudar na Universidade Juilliard, mas uma jovem normal com dramas particulares e familiares dos quais se orgulha e tira sempre um aprendizado.

Durante o tempo presente, separado por horas nas páginas, acontece um trágico acidente que faz com que nossa personagem principal precise fazer uma escolha difícil que definirá pra sempre sua vida. Ela narra todo sentimento de angústia que sente e tudo que vê seus amigos e familiares sentindo ao mesmo tempo.

O contraste na linha do tempo dá um aperto no peito de quem está lendo pois a narrativa não falha ao tentar pôr o leitor no lugar da protagonista. E, assim, sendo uma história de drama, se prepare para lágrimas. Sobre o filme, Chloe Moretz transmite a mesma profundidade sem sair da essência da personagem.


Tudo envolve muita música, mais um ótimo motivo para esse filme ser apresentado.  A trilha sonora clássica é a trilha da vida de Mia, e ouvi-la faz a narrativa ser mais profunda e dramática. A fidelidade com o livro se mantém praticamente o filme todo, e as partes que precisaram ser alteradas não comprometeram em quase nada na história.

Em 2011, Gayle Forman escreveu a continuação do best-seller, dessa vez genialmente narrada por Adam. “Para Onde Ela Foi” também alterna entre passado e presente, mas desta vez o passado é o acidente de Mia e o presente tres anos depois disso. Adam, também sempre apaixonado por música, conta sua versão do fato junto com os sentimentos que experimentou.

O segundo livro não tem uma adaptação cinematográfica (ainda?) mas é tão bom quanto o primeiro. Eles foram distribuídos pela editora Novo Conceito no mesmo ano que o filme foi lançado e faz sucesso até os dias atuais. Um verdadeiro drama completo e de qualidade que faz você querer esquecer só para ter o prazer de ler de novo.






My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes