[Teatro] Espetáculo Teatral/Musical “A Hora Da Estrela - Ou O Canto De Macabéa"




Estava em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CBBB). Uma adaptação teatral do livro , devido a pandemia a classe artistica teve que parar. Através de lives alguns espetaculos estão se apresentando.  Esse espetáculo é baseado no clássico Clarice Lispector. A escritora e poeta estaria fazendo 100 anos em dezembro. Clarice Lispector (1920-1977) foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, foi reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Fez parte do Terceiro Tempo Modernista, que com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, põe em cheque os modelos narrativos tradicionais. "A Hora da Estrela" foi seu último romance, publicado em vida.

O espetáculo nos conta a dura história de uma nordestina que vem para o Rio de Janeiro e não encontra nada de belo ou poético O personagem demonstra o que muitas mulheres nordestinas vivem quando vem para as cidades metropolitanas (Rio de Janeiro e São Paulo), a invisibilidade no meio do caos. A atriz Laila Garin ela narra o espetáculo e ao mesmo tempo ela atua a personagem Macabéa, que nos faz refletir na encenação da personagem e na narrativa reflexiva, a marginalização destes personagens vivos em nosso cotidiano.


Chico César compôs 32 canções para o espetáculo e Marcelo Caldi faz a direção musical. As músicas são contagiante, pois se entrelaça com a história e os atores e banda conseguem nos tocar com as músicas com a interpretação. Deveria Vender um CD ou colocar em uma plataforma de streaming as músicas para podermos escutar sempre que quisermos reviver o espetáculo, pois as músicas tem potencial radiofônico.

O cenário são mesas em todo palco, e elas se adaptam de acordo com a cena, a iluminação que ajuda nos levar com a fala do personagem e como falei as músicas é algo extraordinário.  Em cena, os atores ocupam diferentes posições. A maioria dos atores fazem mais de um personagem, mas a interpretação é tão bem feita que você não percebe nenhuma semelhança com o outro personagem.


O livro foi adaptado para o cinema nos anos 1980, com direção de Susana Amaral, e consagrou Marcélia Cartaxo como melhor atriz no Festival de Berlim. O musical tem adaptação e direção de Andre Paes Leme, que nos faz enxergar que não podemos fechar os olhos para outras “Macabéa” que existem ao nosso redor e termos empatia. Na obra literária, tal história é contada por um escritor, que vê Macabéa na rua e resolve narrar a vida de uma pessoa tão invisível, comum e sem brilho, em um exercício de alteridade.

Para esta nova versão teatral, o diretor André Paes Leme propõe uma inversão, ele faz com que a a figura do escritor se transforma em uma atriz. Como tinha escrito a atriz Laila Garin tem o desafio de se alternar entre a Macabéa e a atriz, que não somente narra, mas também comenta e lança uma série de questões ao longo da encenação. A Atriz tem uma entrega muito grande com a personagem e o elenco também entrega, fazendo com que a história contada no palco seja algo espetacular e emocionante!

Ficha Técnica

    Da obra de Clarice Lispector.
    Adaptação e Direção: André Paes Leme
    Música Original: Chico César
    Direção Musical: Marcelo Caldi
    Direção de Produção: Andréa Alves
    Com Claudia Ventura, Claudio Gabriel e Laila Garin
    Músicos: PC Castilho, Pedro Aune e Pedro Franco
    Diretor Assistente: Anderson Aragón
    Figurinos: Kika Lopes
    Cenário: André Cortez
    Iluminação: Renato Machado
    Design de som: Gabriel D’Angelo
    Preparação Corporal: Toni Rodrigues
    Assistente de figurino: Sassá Magalhães
    Assistente de cenografia: Tuca Benvenutti
    Assistente de preparação Corporal: Monique Ottati
    Coordenação de Produção: Leila Maria Moreno
    Produção Executiva: Raphael Baêta
    Assistente de Produção: Paulo Farias
    Projeto Gráfico: Beto Martins
Assessoria de Imprensa: Factoria Comunicação



Tatá Boeta
Graduando em Produção Cultura, roteirista,
ator, diretor de teatro/performance, compositor, poeta e bailarino.
Instagram: @tataboeta


ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS




My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes