Por Trás do Som: Selena Gomez


 


Selena Gomez é filha única de Ricardo Joel Gomez e Amanda "Mandy" Cornett, uma atriz de teatro antigo, que tinha 16 anos quando deu à luz Selena Gomez. Os seus pais separaram-se quando ela tinha cinco anos de idade, em 1997. Sua mãe casou-se em 2006 com Brian Teefy, com quem Mandy teve duas filhas. O seu primeiro nome é uma homenagem à cantora texana Selena Quintanilla-Perez. Selena é filha de pais mexicanos, sendo tanto norte-americana por ter nascido nos Estados Unidos, como mexicana por parte de seus pais e avós, por isso ela sempre teve muito contato com suas origens tendo feito sua Quinceañera, ela entende o espanhol mas não sabe falar fluentemente.

Gomez começou sua carreira em 200, com apenas sete anos, no seriado infantil Barney e Seus Amigos, onde interpretava a personagem Gianna. Ficou em Barney até meados de 2003, especificamente, da sexta a oitava temporada. No último ano do programa, Gomez fez uma participação no filme Pequenos Espiões 3-D: Fim de Jogos, no papel da 'Garota do parque aquático'. Em 2005, interpretou no filme inspirado em uma série original, chamado Walker, Texas Ranger: Trial by Fire, no papel da personagem Julie. No meio de 2006 a Disney Channel a contratou onde fez diversoso trabalhos incluindo o seriado que ela estrelava “Wizards of Waverley Place” e também iniciou sua carreira músical cantando algumas músicas para trilha sonora de alguns filmes da Disney e após isso ela montou uma banda.
Selena Gomez disse sobre o futuro de sua carreira musical. Ela anunciou no seu Twitter que o nome da banda seria The Scene, mas sua gravadora Hollywood Records, sugeriu que o nome do grupo fosse Selena Gomez & The Scene.


Com está banda a Selena Gomez esteve à frente de 2009 até 2012, conquistando aos poucos com seus álbuns sendo lançados seu prestigio no mundo da música. Em 29 de Setembro de 2009 lança seu primeiro álbum de estúdio, Kiss & Tell tendo também como seu primeiro single, a música "Falling Down" que entrou para o Billboard Hot 100 com pico no número #62. Para o álbum, Gomez escreveu apenas uma da treze faixas, I Won't Apologize, pois não queria que Kiss & Tell abordasse sua vida pessoal. O álbum vendeu 1.207.000 de cópias no mundo segundo a Nielsen e foi certificado como Disco de Ouro nos Estados Unidos, Canadá, e Argentina.
Ao final de maio de 2010, Selena anunciou que o primeiro single do segundo álbum da sua banda, seria "Round & Round" e foi liberado em 18 de junho do mesmo ano na Rádio Disney, o videoclipe foi exibido dois dias depois no canal da Disney. Em 22 de junho, "Round & Round" foi lançado no iTunes, e anunciado que o segundo álbum da banda se chamaria  A Year Without Rain. O single entrou para o Billboard Hot 100 no número #24 e no  Hot Dance Club Songs debutou o número #2.  A Year Without Rain foi lançado em 21 de setembro de 2010, estreando na posição #4 da Billboard 200, também vendendo 66 mil cópias na primeira semana.Até o final do mesmo ano, foram lançados os singles  A Year Without Rain, e sua versão em espanhol, " Un Año sin Lluvia". A banda ainda tocou na Jingle Balls 2010, um evento anual que reúne algumas bandas para tocarem juntas nos Estados Unidos A edição deluxe deste disco acompanha um DVD que conta com duas produções, intituladas Girl Meets World e Girl on Film, ambos documentários - um aborda a trajetória de Selena e outro mostra os bastidores de uma sessão de fotos. O DVD também conta com os bastidores da gravação do clipe do single "A Year Without Rain", além de trazer também os clipes dos singles "Round & Round" e "Naturally". O álbum vendeu 1.150.000 cópias no mundo e foi certificado como disco de ouro nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, e como Disco de Platina no Chile e Polônia. 
Em 15 de fevereiro de 2011 aUniversal Music Portugal confirmou que um novo álbum de Selena Gomez & The Scene já estava sendo gravado, e que o mesmo seria o primeiro álbum da banda em espanhol. Selena confirmou mais tarde em seu twitter, que na verdade seria um álbum bilíngue, e que daria uma pausa para ingressar em sua nova turnê  A Year Without Rain Tour, com apenas um mês de duração. Após a turnê, a banda voltou a trabalhar no álbum e Selena confirmou que o nome do álbum seria My Outher Side, mais decidiu trocar o nome por When The Sun Goes Down . Em 8 de março, lançou o single "Who Says" que entrou para o Billboard  Hot 100 no número #24 e teve pico em #21, no Hot Dance Club Songs debutou o número #1, e foi certificado como single de platina, pela venda de mais de 1 milhão de downloads. No dia 14 de Junho foi lançado "Dices", versão espanhol da canção "Who Says" para download digital no iTunes. Em 17 de Junho, lançou o segundo single "Love You Like a Love Song" e o vídeo da música estreou dia 23 de Junho, o single já vendeu cerca de 3 milhões de downloads pagos, sendo o single de mais êxito da banda. O álbum ainda conta composições de Britney Spears (em Whiplash), Katy Perry (em That's More Like It) e Pixie Lott (em We Own The Night). Selena também trabalhou como compositora, escrevendo as canções "When the Sun Goes Down" e "Outlaw". When The Sun Goes Down, vendeu na primeira semana 78 mil cópias, que também estreou na posição #4 da Billboard 200, mas na segunda semana alcançou a posição #3 na parada, com vendas acima de 44 mil cópias. Até o momento, o álbum vendeu 2.200.000 cópias no mundo, sendo 800 mil nos Estados Unidos. Sendo já certificado como disco de ouro nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Espanha, México, Indonésia e como disco de platina na Polônia. 


Em 2012  ela se dedicou a atuação em alguns filmes como: Spring Breakers;  filmou uma participação especial em Aftershock e gravou os filmes Behaving Badly, baseado no livro While I'm Dead... Feed The Dog e que só seria lançado em 2014, e Getway, ao lado de Ethan Hawke, que seria lançado somente no ano seguinte. Ela retornou ao set de gravação de Os feiticeiros de Waverly Place para gravar um especial de uma hora da série, intitulado The Wizards Return: Alex vs. Alex. O especial foi lançado em 15 de março de 2013 no Disney Channel estadunidense.
Em março de 2013, Gomez revelou que não iria mais trabalhar com a banda The Scene e que entraria em carreira solo. Em uma entrevista ao HitFix, ela anunciou que "Come & Get It" seria o single carro-chefe do seu primeiro álbum solo e que seria lançada no dia 8 de abril. A canção tem uma forte influência de música indiana e o som adotou um pouca da cultura do país nas apresentações do single. A primeira performance da faixa ocorreu no  MTV Movie Awards, onde ela usou um vestido vermelho, inspirado nos trajes femininos da Índia, e um bindi na testa. Após uma estreia na 45ª posição da Billboard Hot 100, a canção atingiu a 6ª colocação, tornando-se no primeiro trabalho de Gomez que se posiciona entre as dez primeiras posições desta parada. O single também foi certificado como tripla platina pela RIAA. Em 7 de maio de 2013, Selena lança o clipe de "Come & Get It" em um programa dedicado a ela, denominado MTV Firts: Selena Gomez, transmitido pela MTV americana. O videoclipe recebeu duas indicações ao MTV Video Music Awards de 2013, ganhando a categoria Melhor Vídeo de Pop. Em 23 de julho de 2013, Gomez lança Stars Dance, seu primeiro álbum em carreira solo, apesar do material ter vazado na internet na madrugada do dia 15 de julho. Em sua primeira semana o álbum vendeu mais de 97 mil cópias no Estados unidos, consequentemente debutando no topo da Billboard 200. O álbum alcançou o topo do iTunes de 46 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. O material recebeu críticas medianas, obtendo uma média de 59, em uma escala que vai até 100, no Metacritic, que se baseou em dez resenhas de publicações especializadas na área da música.
Em junho de 2014, um calendário oficial da Universal Music Group que caiu na rede listava que Gomez lançaria uma coletânea de grandes êxitos, intitulada For You, em novembro do mesmo ano, o que de fato aconteceu. Em 6 de novembro de 2014, Gomez lançou de surpresa o single "The Heart Wants What It Wants", junto com seu videoclipe. Na canção, Gomez comenta o seu conturbado relacionamento com o cantor Justin Bieber. Para divulgar o single, Gomez apresentou-se na 42º edição do American Music Awards, onde preferiu não usar grandes elementos no palco, destacando apenas sua voz e sua interpretação. Ela ficou bastante emocionada durante a performance e quase chorou enquanto cantava, assim emocionando todos que estavam na cerimônia como a cantora Taylor Swift que não segurou as lágrimas. Em 24 de novembro de 2014, chegava nas lojas e em plataformas digitais, a compilação For You, que reuniu seus sucessos solo e com a banda Selena Gomez & The Scene, o álbum estreou na 24° posição da Billboard 200 vendendo apenas 17 mil cópias em sua semana de lançamento. Após a apresentação no AMAs, "The Heart Wants What It Wants" teve um aumento significativo em vendas e execuções em rádios, o que resultou em sua entrada entre as dez mais populares da Billboard Hot 100 na 6° posição, sendo a segunda vez que Gomez entrava no top 10. Com o lançamento de For You, o contrato de Gomez com a gravadora Hollywood estava encerrado, no mês seguinte ela assinaria com a renomada Interscope Records.


Em 22 de julho de 2015, Selena revela que seu novo álbum se chamaria Revival pela sua conta no Instagram, e que o mesmo seria lançado em 9 de outubro do mesmo ano. Faltando exatamente um mês para o lançamento de Revival, novamente usando o Instagram, Gomez postou imagens com os dizeres "This is My Revival" (Esse é o meu renascimento) e logo depois revelou a capa de Revival, onde aparece nua. Revival foi lançado para o mundo em 9 de outubro de 2015, sendo o primeiro com o selo da Interscope Records. Foi descrito como renascimento da Artista pela primeira vez contou um pouco da sua vida pessoal. Um álbum sem relação com a Disney. O álbum alcançou o topo do iTunes de 40 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Ele ocupou a #1 posição da tabela musical  Billboard 200, assim como seu álbum de estreia. Em sua semana de lançamento, Selena divulgou o álbum no The Ellen DeGeneres Show, The Today Show e The Tonight Show. No mesmo mês, a cantora anunciou a sua segunda turnê mundial, Revival Tour, que terá início em maio de 2016, em Las Vegas. O material recebeu críticas geralmente favoráveis, obtendo uma média de 74, em uma escala que vai até 100, no Metacritic, que se baseou em nove resenhas de publicações especializadas na área da música. Em agosto de 2016, por meio da turnê Revival, a cantora anunciou uma pausa na carreira para lidar com ataques de pânico e depressão causados pelo lúpus. Ela fez sua primeira aparição pública em 2016 no American Musica Awards , onde estava indicada para dois prêmios:  Artista Feminina Pop/Rock favorita e Artista do Ano. Ganhou o prêmio na categoria de Artista Feminina Pop/Rock Favorita, fazendo um discurso de agradecimento inspirador e muito íntimo, que gerou a frase: If you are broken, you do not have to stay broken.

Durante a Revival Tour, a cantora afirmou por diversas vezes que estava trabalhando em material para seu terceiro álbum de estúdio. Em maio de 2016, no MET Gala, Gomez reforçou que não tinha lançamentos planejados, mas que estava trabalhando em novas músicas. Finalmente, em junho do mesmo ano, a cantora anunciou em seu perfil do Twitter que estava com seu álbum finalizado. Curiosamente, ao repostar a informação em seu  Instagram ela editou a legenda, dizendo que, na verdade, o álbum estaria só em começo de produção.
Rare é o mais novo álbum de estúdio da cantora. Foi lançado em 10 de janeiro de 2020 pelo selo Interscope. Como produtora executiva, Gomez trabalhou com vários produtores, incluindo Ian Kirpatrick,Mike Dean, Jason Evigan, Finneas, Mattman & Robin, Sir Nolan, The Monsters & Strangerz e David Pramik. Ela afirmou que o álbum é seu "diário dos últimos anos". O álbum é um projeto de popdance midtempo, com influências de R&B, pop latino e música eletrônica. Liricamente, lida com temas como amor próprio, aceitação e empoderamento. "Lose You to Love Me" foi lançado como primeiro single em 23 de outubro de 2019 e liderou a BillBoard Hot 100, tornando-se o primeiro single número um dela nos EUA. "Look at Her Now" Foi lançada no dia seguinte, figurando entre os vinte primeiros do Top 100 da Rolling Stone e chegando ao número vinte e sete na Billboard Hot 100.A edição padrão do Rare apresenta colaborações com 6lack e Kid Cudi. Foi apoiado por três singles, todos alcançando o top 40 do Billboard Hot 100. Rare recebeu críticas positivas de críticos de música, muitos dos quais o classificaram como o melhor álbum de Gomez até hoje, elogiando sua produção "coesa", mas achando sua composição "fácil".Rare estreou no número um na parada da Billboard 200, tornando-se o terceiro álbum número um consecutivo dela nos EUA. Também estreou no número um em muitos países, incluindo Austrália, Canadá, Noruega, México, Bélgica, Portugal e Escócia; também, entre os três primeiros de muitos outros países, incluindo Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha e Polônia. 
Tatá Boeta
Graduando em Produção Cultura, roteirista,
ator, diretor de teatro/performance, compositor,
poeta e bailarino.
Instagram: @tataboeta




ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes