[Notícias] Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022




Programação online - 

Cultura em casa: assista a íntegra das apresentações da

 maratona de aniversário do CCBB São Paulo

Comemoração do aniversário de 19 anos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo reuniu profissionais de diversos campos do setor artístico para debater educação, museologia e o cinema de Federico Fellini.

Também é possível acessar conteúdo exclusivo sobre o Edital de Patrocínios a projetos culturais do CCBB;

Encontro online ainda trouxe Pieter Tjabbes, curador da exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, que ministrou aula especial sobre os faraós na civilização egípcia;

São Paulo, abril de 2020 - O aniversário de 19 anos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo foi comemorado na última terça-feira (21) com uma programação online especial. Quem não teve a oportunidade ou mesmo quem deseja rever pode conferir a íntegra das apresentações, que foram disponibilizadas no canal da Agência Galo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCs0kQSqghV36vaj8F1t57SQ).
            Os encontros online reuniram profissionais responsáveis pelas mostras que estavam em exibição no CCBB. O público também pôde conferir uma apresentação detalhada sobre o Edital que convoca para a inscrição de projetos a serem realizados em 2021 e 2022 nos CCBBs de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
            A maratona online contou com cinco webinars: museologia; educação e arte; cinema de Federico Fellini - com o curador da retrospectiva Fellini: Il Maestro, Paulo Ricardo Gonçalves -; e sobre os faraós na civilização egípcia - com o curador da mostra Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, Pieter Tjabbes.
             
Confira as apresentações e os links de acesso abaixo:

Edital de Patrocínios a projetos culturais CCBB 2021/2022
Conduzido pelo gerente geral do CCBB São Paulo, Cláudio Mattos, o gerente de programação do CCBB SP, Luis Fernando Spaziani, e a gerente de comunicação do CCBB SP, Patrícia Chaim, o painel esclareceu o processo de inscrição no “Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2021-2022 – Edital de Patrocínio – Centro Cultural Banco do Brasil”.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo.
Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

Formação e profissionalização em museologia e os bastidores de uma mostra internacional
Com a apresentação da doutora em Museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani, e da diretora-executiva da Expomus, Roberta Saraiva, o encontro abordou o histórico da museologia no Brasil e o processo de produção em torno de uma grande mostra.
Os desafios da área passam pela formação e profissionalização deste campo ainda carente na capacitação executiva voltada para o gerenciamento, o planejamento e a sustentabilidade econômica de museus e iniciativas culturais públicas ou privadas.
A atividade ainda abordou os passos e desafios de trazer ao Brasil a mostra do artista suíço Paul Klee, apresentada no ano passado pelo CCBB São Paulo, CCBB Rio de Janeiro e CCBB Belo Horizonte.

Bate-papo online sobre Federico Fellini
A partir da interação entre o curador da mostra Fellini: Il Maestro, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, e do crítico de cinema Filipe Furtado, o webinar abordou a obra do cineasta italiano Federico Fellini (20/01/1920-31/10/1993). A apresentação é uma oportunidade para apaixonados pela sétima arte conhecerem detalhes sobre a vida e obra do cineasta italiano.

Os faraós na civilização egípcia
Depois de realizar um webinar (https://youtu.be/OoYyeR12LTk) em que apresentou as curiosidades sobre a mostra Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo, o curador da exposição, Pieter Tjabbes, preparou uma palestra especial.
Desta vez, Tjabbes transitou pela história dos faraós na antiga civilização. O encontro contou com a grande curiosidade do público, que participou ativamente enviando perguntas.

Palestra sobre Arte & Educação
As coordenadoras do Programa CCBB Educativo, Francisca Caporali, Samantha Moreira e Valquíria Prates foram as convidadas para apresentar palestra sobre arte e educação. Com conteúdos direcionados para todos os públicos, especialmente estudantes, professores e comunidade escolar em geral, o webinar também detalhou os campos de atuação e atividades desenvolvidos pelo CCBB Educativo.

Sobre o Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo – O CCBB em São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e integralmente modificado e reestruturado. Após a reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior, tornou-se, em 1927, a primeira agência do Banco do Brasil em prédio próprio na capital paulista. Funcionou como agência bancária até dezembro de 1996. A reforma do prédio para abrigar o CCBB na cidade iniciou em 1999; os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam e revelam como um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século passado. Desde sua inauguração, em 21 de abril de 2001, o CCBB oferece uma programação regular e acessível a todos os públicos, contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates, além de programa educativo, que atua para potencializar a programação.



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes