[Náufragos do Sofá] Jonas


Olá, Desconexão Leitura! Hoje vamos analisar “Jonas”, o filme francês da Netflix de temática LGBTQI+. Dirigido pelo também roteirista Christophe Charrier, o longa se mostra bem decepcionante e raso, mostrando falta de conteúdo. A história tinha tudo pra resultar em um suspense de tirar o fôlego, mas o roteiro mal explorado deixou muito a desejar em alguns aspectos.




Na trama conta-se uma parte da vida de Jonas, hoje um adulto impulsivo e fechado (Félix Maritaud) que está sempre pensando em seu breve romance do passado, na época de adolescente no ensino médio (Nicolas Bauwens). As cenas alternam entre passado e presente e nelas podemos ver o caso de Jonas com o também impulsivo Nathan (Tommy Lee Baïk).

Obcecado com esse passado, Jonas parece sempre correr atrás de alguma informação, até que nos é revelado o grande acontecimento que resultou no trauma e na depressão do personagem principal. A história é emocionante e os atores conseguiram passar pra gente todo esse sentimento, mas não foi o suficiente pra fazer desse um bom filme devido ao monte de interrogações vazias.

O roteiro se aprofundou muito pouco na vida dos personagens, sabemos como começou e como acabou mas não teve um meio pra prender quem assistia na história do protagonista. Talvez na intenção de deixar tudo mais misterioso, o roteirista esqueceu que pra um suspense de qualidade precisamos mergulhar de cabeça na alma dos personagens e sentir tudo junto a eles.

Os cenários se mostram muito simples e o jogo de câmera focando nos momentos certos realmente mostrou a intenção de entender Jonas como se fosse nós mesmos. De fato, não é um filme LGBTQI+ clichê e sim com um conteúdo um tanto diferente, porém apenas não é bom. Confesso que terminei o filme perguntando: é isso? E sim, era só isso.

Deixo meus parabéns aos atores e ao trabalho de direção que fizeram bonito, o único problema foi não terem se aprofundado no roteiro. “Jonas” está disponível apenas em versão legendada para você apreciar o sotaque e a língua franceses. Comenta aqui embaixo o que você achou, principalmente se discordar de mim. Infelizmente, não é um filme que eu recomendaria :/



Título: Jonas (Original)
Ano produção: 2018
Dirigido por: Christophe Cherrier
Roteiro: Christophe Cherrier
Estreia: 16 de Novembro de 2018
Duração: 82 minutos
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
País de Origem: França
Elenco: Félix Maritaud, Nicholas Bauwens, Tommy Lee Baïk, Ilian Bergala, Aure Atika, Marie Denarnaud

                                                                                                                                                      Bia Oliveira

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes