[Crítica Musical] Track-by-Track: 'Numanice' de Ludmilla

Hey, desconectados! Eu sou Taú e esta é mais uma crítica faixa por faixa de Ludmilla com seu novo disco: 'Numanice'! Boa leitura à todos e fiquem "numa nice" em casa quietinhos!






1- Amor difícil

Ludmilla já começa com aquele pagode de chorar rios pela pessoa que se foi mas você a quer de volta. A sonoridade é típica do tema imposto através da letra, um pagode romântico  com instrumentos sinfônicos como o violino e o piano. Também é presente um backing vocal que auxilia na trama criada e se assemelha com um grupo de pagode. Não gostei muito da linha melódica em alguns momentos da canção mas amei em outros, como no final. Acredito que não tenha sido uma boa faixa para Ludmilla iniciar seu CD, tendo em vista que aqui haverão outras melhores.


2- Não é por maldade

"Não é por maldade" fala sobre gostar do lance que se vive com uma pessoa, mas priorizar a liberdade também. A sonoridade também tem aspectos sinfônicos com o violino e piano presentes também. Esta é mais emocionante e isto se dá pelo feat. com Marvvila que faz toda a diferença por sua voz impactante e que traz uma beleza quando dividida com Ludmilla.


3- Te amar demais

Aqui, a cantora disserta sobre um término, mas que não consegue esquecer da amada. Nesta temos um cavaquinho aflorado, bandolim, baixo e traz uma vibe mais dançante, ou melhor "sambante". Amo esta música demais pela sua linha melódica que é muito chiclete.


4- Cheiro bom do seu cabelo

Esta, creio que seja uma declaração  de amor a sua amada: Brunna Gonçalves. Lud argumenta sobre como é desnecessário brigar exageradamente com a pessoa que se ama quando a melhor coisa é estar junto dela sentindo o cheiro bom de seus cabelos. A sonoridade não difere muito das outras canções, porém essa em específico tem uma sonoridade que assemelha-se com Exaltasamba e Pixote pela presença de sonoridades misturadas com o próprio gênero pagode. Essa sem dúvidas é uma das minhas favoritas do disco pela sua letra tão romântica que faz você já atrelar à alguma pessoa.



5- Pôr do sol na praia

Esta é uma regravação da música do Silva com a Ludmilla, que fala sobre alguém que anda muito estressado e precisa relaxar com um Pôr do sol à beira-mar. Gosto da sonoridade que é parecida com a música de abertura do filme 'Rio' com aquele backing vocal emocionante e a vibe do Rio de Janeiro inconfundível. Ela traz espaço para o lúdico e te transporta à meditação para relaxar. Só achei que sonoramente poderiam ter mudado mais artifícios para desvencilhar melhor uma música da outra.



6- Tô de boa

A última música reflete o que o nome do álbum diz: sobre ficar de boa e se divertir num pagode com muita bebida gelada - Saudade, né minha filha? - A sonoridade é a mais dançante de todo o álbum, mas creio que em alguns momentos a linha melódica não entrou junto com o instrumental. Gosto da ideia de ter uma música que fale exatamente sobre o título do disco, realmente precisava, de uma forma que alegrasse e contagiasse as pessoas.




'Numanice' É um EP que agrega todas as características do pagode em suas letras. Creio que cada canção emprega um papel diferente de alcance e tema retratado. Gostei muito de como Ludmilla se refere à pessoa amada no feminino de fato, sem atuações. Ela abre assim um leque e talvez uma nova tendência, pois ama do jeito dela e demonstra do jeito dela sem interferências pré estabelecidas. Trazendo elementos sinfônicos para sua composição, que é o diferencial inolvidável do disco. Com exímia produção e refletindo o que Ludmilla já dizia há muito tempo: "eu fui criada ouvindo pagode e sempre gostei". Hoje já não se tem dúvidas de como isto está empregnado nas veias da cantora que mescla referências de pagodes antigos com mais atuais. Se eu pudesse definir uma sinopse para este álbum, diria que é a porta de entrada para as variações existentes do pagode, de maneira leve e característica com a essência da cantora.






Texto: Taú
Compositor, escritor e técnico de negócios

Instagram: @tauoficial_

ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS






My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes