[Náufragos do Sofá]: Crítica: De Quem é a Culpa?




Março é o mês das mulheres e nada melhor do que refletir sobre o que é ser uma mulher de verdade. Dentro dessa temática, a Netflix trouxe pra gente “De Quem é a Culpa?”, um drama indiano que fala sobre o movimento #MeToo. Pra quem não sabe, esse movimento viralizou nas redes sociais em 2017/2018 pelo mundo todo, encorajando mulheres a denunciarem assédio e abuso sexual, inclusive no mundo do cinema (por trás das câmeras).

                                                         

Na trama, uma menina pouco popular denuncia o galã da faculdade de estupro na noite do Dia dos Namorados. Após muita polêmica, principalmente por não haver denúncia oficial na polícia, começaram a duvidar da menina e culpa-la por danos morais. Porém, a namorada do suspeito se junta ao advogado do caso e decide juntar os pontos e investigar essa história mais a fundo até saber, de fato, de quem foi a culpa.

De início, o longa aparenta ser um pouco confuso por conta dos muitos flashbacks aleatórios que aparecem, mas tudo se explica no final. É um filme intenso, sem clichês, do tipo que você não consegue adivinhar o que vai acontecer nas cenas. A atuação do elenco foi impecável, deixando o suspense mais pesado e a investigação mais intrigante, o tipo de coisa que prende quem tá assistindo.

Fora isso, obviamente o que se mostra muito forte é a luta entre mulheres (e homens!) contra esse tipo de abuso, onde há muito rumor e a mulher acaba sendo calada e criticada. Na Índia, esses atos são constantes e a punição para os agressores é fraca (inclusive, eles nos deixam uma mensagem nos créditos falando um pouco sobre). Cenas envolvendo drogas pesadas também pesam nesse lado polêmico.

É importante ressaltar que o filme tem restrição de idade, e não de gênero. Ou seja, é bom que todas as pessoas de todas as classes sociais e sexuais tenham acesso a esse tipo de conteúdo, pois não é todo dia que se mostra explicitamente a dificuldade que é ser uma mulher, e a dificuldade que temos pra sermos ouvidas e entendidas. Países como a Índia sabem muito bem disso e sofrem na pele dia após dia.

“De Quem é a Culpa?” é uma produção original da Netflix e está disponível na plataforma de streaming desde o dia 06 de fevereiro, então é um programa genial para essa “semana das mulheres”. Se você viu o filme e concorda ou discorda de mim, comenta aqui e vamos conversar! Ah, e pra todas que se identificam mulheres: parabéns, guerreiras, porque cada dia que passa é uma luta pra gente. Força! #MeToo

Título original: Guilty

Gênero: Drama

Classificação indicativa: +16

Duração: 91min

Data de lançamento: 06/03/2020

País: Índia

Diretor: Ruchi Narain

Produção: Apoorva Mehta

Roteiro: Atika Chohan, Kanika Dhillon, Ruchi Narain

Elenco: Kiara Advani, Akansha Ranjan Kapoor, Gurfateh Pirzada

Bia Oliveira

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes