[Ásia nas Entrelinhas]: Black Swan - BTS


O MV de Black Swan do grupo BTS foi lançado para uma divulgação um tanto diferente que está sendo feita em seu novo comeback, lançando um MV inovador em parceria com a companhia de dança “MN Dance Company”, que é uma academia de dança contemporânea eslovênia.

O clipe é, basicamente, uma releitura coreográfica de um clássico do ballet, do teatro e do cinema, também conhecido como “Lago dos cisnes”, e em alguns casos (como o do próprio MV) “Cisne negro”, e apesar de ser uma releitura, não é nada parecido com o que estamos acostumados a ver em relação ao tema, trazendo um aspecto inovador tanto na coreografia quanto no cenário utilizado para a gravação da mesma como um MV.

Logo no primeiros segundos do videoclipe, a frase “a dancer dies twice - once when they stop dancing, and this first death is the more painful” -Martha Graham, que significa “ um dançarino morre duas vezes - a primeira quando para de dançar, e essa mesma morte, é a mais dolorosa.”, e a música fala exatamente sobre isso, sobre a agonia de não se sentir bem fazendo o que se ama e o quanto isso pode se tornar doloroso e angustiante.

Alguns fãs interpretaram a música como uma despedida e outros acharam a ideia absurda. De qualquer forma é importante ressaltar que existem diversas menções relacionadas ao “eu artista” nas letras das músicas já lançadas presentes nesse álbum, então, “o que exatamente estariam eles querendo dizer com tudo isso?” é o principal questionamento e fonte de teorias do ARMY.

De qualquer forma, existe muito mais a ser lançado e “explicado” conforme os lançamentos forem sendo feitos. Essa música, em particular, carrega em sua melodia a mesma agonia que carrega sua letra, causando diversos sentimentos diferentes aos ouvintes, que ou amam ou odeiam o trabalho artístico. Da primeira vez que ouvi, tudo o que pensei foi “que música diferente”, e quanto mais eu ouvia e lia as teorias dos fãs sobre ela, mais me apaixonava pela forma como ela foi feita.

Como army, devo dizer que, mais uma vez, o grupo me surpreendeu pela sua imensa capacidade de se reinventar e trazer uma trabalho completamente novo e incrível a cada comeback que fazem, e me pergunto somente se o que entendemos é exatamente aquilo que eles querem dizer, e se o que a música passa é exatamente o que eles sentem, ou somente uma persona, e quanto isso está ligado à teoria junguiana sobre persona, ego, e shadow mas isso ficará mais claro (ou não) somente nos lançamentos que estão por vir e que eu estou extremamente curiosa para apreciar!




Título: Black Swan
Artista: Coreografia: MN Dance Company/ Música: BTS
Direção: YongSeok Choi (Lumpens)
Direção de fotografia: Hyunwoo Nam (GDW)
Produção: Pdogg, RM, August Rigo, Vince Nantes, Clyde Kelly/ Co-Production Company: Freenjoy
Produção e distribuição: Bighit Labels
Tipo: MV
Duração: 5:30 minutos
Lançamento: 17 de janeiro de 2020 (mundial)
Nota: ★★★★★

Clarissa Bernardo



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes