Home Resenhas [Crítica]: O Preço da Verdade
[Crítica]: O Preço da Verdade
desconexao leitura fevereiro 13, 2020 0
Estreia em 13 de fevereiro de 2020 o filme ‘O Preço da Verdade’, dirigido por Todd Haynes e protagonizado por Mark Ruffalo. Atuando heroicamente, mas dessa vez não como Hulk, ele interpreta o papel do advogado ambiental Robert Billot, na biografia que conta sua jornada contra os crimes à humanidade cometidos pela corporação química Du Pont; e você, espectador, ficará assustado ao descobrir o quanto é atingido por esses crimes.
O filme começa em meados da década de 90, quando o advogado ainda trabalha para o meio corporativo e é procurado como ambientalista por um fazendeiro da Virgínia Ocidental, por intermédio de sua avó, que mora no mesmo estado. A princípio, Robert recusa ajuda a Willburn Tennant (Bill Camp) por não ser seu ramo de advocacia, mas, intrigado com a indicação, contata a avó, descobre seus motivos, e decide ajudar o homem como um favor para um amigo da família.
Ocorre que, Willburn está acusando a empresa Du Pont de despejar seu lixo químico nas proximidades de suas terras e isso estar matando seus animais, então o advogado começa a investigar para garantir que, caso o envolvimento de sua empresa aliada fosse confirmado, o homem teria todos os seus direitos garantidos e os crimes seriam pagos.
No entanto, no desenrolar da trama, a Du Pont reluta em colaborar com a investigação, o que leva Robert a desconfiar que a corporação para qual trabalhava estaria escondendo mais do que descarte químico inapropriado: haveria algo de suspeito na fabricação de seus produtos. O caso toma proporções maiores a cada descoberta do advogado, até que se revela que a atuação da indústria química é um atentado escandaloso à saúde pública mundial.
O novo trabalho de Todd Haynes mantém o espectador curioso em sua introdução e ansioso por respostas ao protagonista em seu decorrer, além de despertar em quem assiste o senso de justiça não só pelos personagens, mas pela trama como um todo. O filme conta com a grande atuação de Mark Ruffalo, novamente fora das adaptações de HQs, e também com a brilhante participação de Anne Hathaway, como a esposa de Robert Billot, Sarah Barlage Billot.
‘O Preço da Verdade’ é uma obra excepcional principalmente para amantes de filmes investigativos e/ou baseados em casos reais. Inclusive, este último fator é a razão pela qual o filme surpreende o público com o quanto ele pode ter sido atingido pelos crimes cometidos pela empresa em questão. A propósito, você já ouviu falar de panelas antiaderentes revestidas com Teflon?
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Título: Dark Waters
Ano: 2020
Classificação: 12 anos
País: EUA
Gênero: Biografia/ Drama
Duração: 106 min
Roteiro: Mario Correa, Matthew Michael Carnahan
Produção Executiva: Jonathan King, Michael Sledd, Robert Kessel
Produção: Pamela Koffler, Mark Ruffalo, Jeff Skoll, Christine Vachon
Direção: Todd Haynes
Elenco: Anne Hathaway, Mark Ruffalo, Bill Pullman, Tim Robbins, William Jackson Harper, Bill Camp
Distribuição: Paris Filmes
Por Joana Lúcia
Anne Hathaway
Críticas
Estreias
Filmes
Joana Lúcia
Mark Ruffalo
Notícias
O Preço da Verdade
Paris Filmes
Resenhas
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário