[Resenhas] Mar da Tranquilidade




"Mar da Tranquilidade" é um livro de drama escrito por Katja Millay e lançado em 2014 pela editora Arqueiro. A obra recebeu reações positivas principalmente por fugir do clichê trazendo surpresas e suspense correndo pelas páginas. A autora fez um belo trabalho, embora não tenhamos com o que comparar já que este é o único livro dela traduzido para o português. Mas o logotipo da editora Arqueiro na capa transmite alguma expectativa, visto que esta já é queridinha dentre os amantes da leitura, lançando sucessos de Nora Roberts e Nicholas Sparks.

A história mostra a vida de uma menina (Nastya Kashnikov) que perdeu a voz e mudou de identidade após passar por um grande trauma. Misteriosa para todos (até para os leitores), Nastya preferia levar a vida sozinha e evitava contato social, até notar o também solitário Josh Bennet. Os dois passam a levar uma rotina que resulta em uma amizade linda e um romance intrigante entre duas pessoas e dois passados diferentemente obscuros. O livro prende o leitor com essa protagonista misteriosa e traumatizada, e a forma como a autora trouxe a verdade de todo esse sentimento de angústia, insegurança e tristeza faz com que consigamos viver a história e sentir junto à personagem.

Apesar de não ser muito conhecido e comentado aqui no Brasil, o livro foi eleito um dos melhores de 2013 pela School Library Journal, uma revista mensal estadunidense com revisões de livros escolares e indicações de livros para jovens. Com certeza é uma história que vale a pena colocar na estante e derramar algumas lágrimas, pois Katja Millay, brilhantemente, fez a narrativa ser tão verdadeira que dá para sentir quase sendo baseada em fatos reais.

Bia Oliveira


My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes