[Eventos] Final de ano no CCBB.

Final de ano no CCBB RJ terá bazar em parceria com a campanha Natal Sem Fome 2019 e programação festiva do CCBB Educativo.


Destaque para as oficinas artísticas dos Lugares de Criação, a Atividade Extra – ‘Vaivém’ para Bebês e o especial de Natal com o espetáculo  ‘Estrela Cadente’,
em dose dupla pela Cia.Trilhos, nos dias 20 e 27 de Dezembro, para mostrar a essência dos verdadeiros valores da vida.


Entre 9 e 13 de dezembro, o Centro Cultural Banco do Brasil realiza o Bazar CCBB 30 Anos e Ação da Cidadaniaque vai trocar catálogos de projetos que fizeram parte da sua programação nos últimos 30 anos por 1kg de alimento (arroz, feijão, macarrão e óleo). A iniciativa acontece em colaboração com o Natal Sem Fome da Ação da Cidadania, projeto que já beneficiou 15 milhões de pessoas em todo o Brasil. Entre os títulos disponíveis, um destaque: Ciclo Machado de Assis, o primeiro editado pela instituição, de 1989. As trocas serão feitas no hall da biblioteca, no 5º andar, das 10h às 17h.

+títulos selecionados para o Bazar: Clarice Lispector - A hora da estrela, Movie-se: No tempo da animação, Anticorpos – Fernando & Humberto Campana 1989-2009, Iole de Freitas, Cai Guo-Qiang – Da Vincis do povo, Antony Gormley: Corpos Presentes, Andy Warhol: Polaroides, Regina Silveira – Linha de Sombra, Índia, Salvador Dali, Visões na Coleção Ludwig, Picasso e a Modernidade Espanhola, Mondrian e o Movimento de Stijl, Los Carpinteiros – Objeto Vital e outros.

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados. Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.

Nos dias  07 e 08 de dezembro (sábado e domingo), o Lugar de Criação - Desde pequeno – Catalugar,  será um encontro entre passado e presente, um mergulho no túnel do tempo das pirâmides, sarcófagos, múmias, amuletos, inspirados na exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’, onde o público será convidado a construir coletivamente um roteiro de filme na tentativa de ressignificar o que sabemos de uma das maiores civilizações da Antiguidade e o que é possível imaginar e catalogar para o futuro.  Os Lugares de Criação acontecem todos os sábados, domingos e feriados de 11h às 13h e de 15h às 17h.  A entrada é gratuíta.



Lugar de criação- Desde pequeno – Catalugar

No sábado, dia 07 de dezembro às 10h, acontece mais uma edição do Curso Transversalidades, com a curadora, pesquisadora, cantora e professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, Keyna Eleison.  O Curso Transversalidades é voltado para professores e educadores e aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições, às urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. É ministrado por profissionais convidados de áreas diversas.

Nesta edição, Keyna Eleison vai falar sobre a figura de curadora de arte entendida como professora, e sobre a necessidade de pensar nas coisas que se quer colocar no mundo para que possam ser vistas e experimentadas.

O curso transversalidade é acessível em Libras e acontece na Sala 26, 4º andar do CCBB Rio de Janeiro, com duração de 2 horas e capacidade para 70 pessoas.  Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com. Ao final do encontro, serão sorteadas viagens gratuitas nos ônibus do CCBB para escolas, instituições públicas e ONGs para os meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Keyna Eleison é curadora, pesquisadora e cantora. Mestre em História de Arte, bacharel em Filosofia. Membro da Comissão da Herança Africana para laureamento da região do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial (UNESCO). Curadora da 10a Bienal internacional de arte SIART, na Bolívia. Atualmente também trabalha como cronista da revista Contemporary&, e é professora do Programa Gratuito de Ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.

Dias 14 e 15 de dezembro (sábado e domingo), o Lugar de Criação - Trocação de história – Monumentos (In)flexíveis, se inspira na exposição ‘Vaivém’, em cartaz no CCBB Rio, para mostrar como o olhar, os saberes e as práticas indígenas podem nos remeter a locais conhecidos de nossa cidade. Neste Lugar de Criação o público é convidado a olhar o mapa do Rio de Janeiro, buscando os lugares habitados pelos povos originários e suas representações, em nossos trajetos, retomando histórias que nem sempre cabem nos livros.  Mapas riscam fronteiras imaginárias na terra. Mas quando olhamos mais de perto, encontramos praças e monumentos, encruzilhadas que traçam caminhos que não obedecem à essas fronteiras. Os Lugares de Criação acontecem todos os sábados, domingos e feriados, de 11h às 13h e de 15h às 17h. A entrada é gratuíta!

 


Lugar de Criação - Trocação de história – Monumentos (In)flexíveis

Com a palavra...

14 de dezembro – 16h, com Aline Baiana

Duração: 2h | Capacidade para 30 pessoas

Local: Exposição – 2º andar e Térreo

Com a palavra… é uma visita à exposição em cartaz no CCBB, realizada por especialistas ou profissionais de referência em temas diversos. Aborda a exposição a partir de outros campos, olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

Nesta edição, convidamos a artista Aline Baiana a explorar a exposição ‘Vaivém’, desde sua prática artística, que conversa com saberes tradicionais indígenas e de matriz africana. Aline Baiana é uma das artistas incluídas na exposição, com a obra Expropriação, de 2016.

Aline Baiana estudou comunicação social, cinema e gestão ambiental, e em 2015 começou seus estudos em arte contemporânea como bolsista do curso de formação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2017 foi bolsista do Imersões Poéticas da Escola sem Sítio – ambos no Rio de Janeiro (RJ). Sua primeira participação numa exposição foi na coletiva IV Jardim Suspenso da Babilônia em 2014, e desde então apresentou trabalhos em diversas instituições no Rio de Janeiro, São Paulo, Clermont-Ferrand, Berlin e Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, onde participou da Bienal em 2019.

No dia 19 de dezembro, quinta-feira, a Atividade Extra – ‘Vaivém’ para Bebês, acontece de 10h às 12h e de 15h às 17h, no 1º andar, nas salas do Programa CCBB Educativo. Cada sessão tem duração de 1h30 e pode receber até 20 bebês e mais os acompanhantes (10 bebês que andam e 10 bebês de colo). Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com.


É uma oficina especial para bebês de 4 meses até 2 anos e 11 meses de idade com seus responsáveis, oferecendo atividades com objetos relacionais para bebês em nosso espaço e uma visita à exposição ‘Vaivém’. A atividade está dividida em dois grupos, um grupo de 10 bebês que andam e outro de 10 bebês de colo. Cada grupo participará de dois momentos com nossos educadores: nas galerias da exposição e no laboratório construído especialmente para a atividade. Não será permitida a participação após o início da atividade.

O Destaque da programação  do CCBB Educativo – Arte & educação no mês de Dezembro é o Especial de Natal que apresenta o espetáculo ‘Estrela Cadente’, em dose dupla pela Cia.Trilhos,  nos dias 20 e 27 de Dezembro, para mostrar a essência dos verdadeiros valores da vida.

Uma dupla de viajantes se reúne para contar histórias de outro mundo, um lugar em que o Natal e a virada do ano se tornam enigmaticamente diferentes. Será que esse mistério poderá ser desvendado? No espetáculo ‘Estrela Cadente’, a Cia Trilhos busca descobrir a essência dos verdadeiros valores da vida.

 

Atividade Extra – Contação de Histórias ‘Estrela Cadente’ com a Companhia Trilhos
A Cia Trilhos é uma trupe de artistas que pesquisam e movimentam a cultura popular através da literatura e oralidade, música, teatro, artes visuais, arte educação, brincadeiras e vivências sob viés lúdico e afetivo. Sua atuação no campo do teatro e literatura estão voltados para a palavra narrada dentro da tradição popular brasileira.

Múltiplo Ancestral – Samba Menino com Raphael Moreira vai contar a história da Samba para crianças!

SÁBADO, 21 de Dezembro – 10h

Duração: 2h

Local: Térreo

O Múltiplo Ancestral é uma plataforma de trocas entre o público e mestras e mestres ligados a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o material e imaterial, fortalecendo a relação dos diferentes sujeitos com situações caracterizadas pela diversidade.

Nesta edição, o grupo musical Samba Menino vai contar a história da Samba para crianças, acompanhando a história de um menino que chegou da África ao Brasil em um navio negreiro, encontrou os povos indígenas, e juntos criaram o Samba de Roda, que eventualmente deu origem a samba que cantamos e dançamos hoje.

Criado no ano de 2011 pelo músico, publicitário e produtor Raphael Moreira, Samba Menino é um projeto que aproxima a história do nascimento da Samba, desde terras africanas até hoje. Suas apresentações acontecem em creches, escolas, teatros e centros culturais, sempre para públicos infantis, e consistem em rodas de samba o apresentações teatrais que contam a história de esse gênero musical tão importante para a cultura brasileira. Moreira é também autor do livro Samba Menino – A história da samba contada para a criançada.

 

O Lugar de Criação – Feira de trocas de histórias, também é especial e acontece nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, no 1º andar, nas salas do Programa Educativo do CCBB Rio.

Durante as férias de Natal, será organizada uma feira de trocas, onde o que será trocado não são presentes, mas histórias. Pensando que todos os objetos têm uma biografia própria, e que os melhores presentes são aqueles que estão acompanhados de um causo, uma lembrança ou uma situação imaginada, nossos educadores vão recolher e oferecer histórias acompanhadas de objetos e imagens que possam virar presentes para celebrar o fim do ano.

Nos dias 28, 29 e 30 de dezembro são as últimas edições do Lugar de Criação do ano, que retorna com força total e muitas novidades em 2020!

Para mais informações: contatorj@ccbbeducativo.com

Já reparou como os artistas do Antigo Egito representavam o corpo? Pois é! Repare só e aprenda, pois no Lugar de Criação - Como nasce uma Obra de Arte – Metamorfose-me”, os arte educadores vão conversar com o público sobre esse assunto. Para os artistas do Antigo Egito, a melhor forma de representar o corpo humano, era incluir somente o que eles consideravam elementos fundamentais das pessoas retratadas, com figuras que ficavam fixadas em sua juventude. No Lugar de Criação – Metamorfose-me escolheremos quais de nossas características queremos utilizar para montar nossos próprios avatares.

Além desses eventos oferecidos pelo CCBB Educativo, acontecem diariamente, as “Visitas mediadas”, sem necessidade de agendamento prévio, a partir de temas e horários pré-definidos.

Os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.  As atividades são realizadas até o fim das exposições.  Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

As Visitas Mediadas para a exposição  ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ são as Segundas e quintas , às 12h e quartas e sextas, às 18h, com capacidade para 20 pessoas.

A grande exposição do ano  “Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade” apresenta 140 peças, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo. Para a exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’. A exposição poderá ser visitada até o dia 27 de Janeiro de 2020.

As Visitas Mediadas para a exposição  ‘Vaivém’ são as quartas e segundas, às 12h e 18 horas. Sextas, sábados e domingos às 12h. Segundas, quintas, sábados e domingos às 18h.

“VAIVÉM” está ancorada entre três elementos: as artes visuais, o Brasil e as redes de dormir. Se trata de uma mostra que traz à tona diversas maneiras de representar e apresentar as redes de dormir em referência às construções da visualidade e da identidade brasileiras.

As obras expostas tanto remontam a diferentes momentos da história da arte no país, quanto questionam e desconstroem o imaginário advindo do senso comum sobre o que seriam, conceitualmente, o “Brasil”, a “brasilidade” e o “brasileiro”.

A exposição nasce de uma pesquisa de doutorado do curador, que decidiu transformar o trabalho acadêmico em exposição de arte e compartilhar com o público parte das obras que encontrou ao longo de seus quatro anos de pesquisa. “VAIVÉM” conta com mais de 300 obras, com recorte entre os séculos XVI e XXI, de aproximadamente 141 artistas, sendo 32 indígenas. A exposição Vaivém está aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Visitas Mediadas – Patrimônio com ênfase no patrimônio, se relaciona com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro e acontecem as quarta-feiras, às 12h.

Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.

As Visitas Mediadas em Libras são aos Sábados, a partir das 12 horas e seguem os mesmos princípios da Visita Mediada. A Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores. A Duração é de  1h com capacidade para 20 pessoas. O cadastro é realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.


Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação

O Programa CCBB Educativo – Arte e Educação promove diariamente ações específicas e efetivas planejadas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, da cultura, voltadas a famílias e a inclusão.  Ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.  

A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.


Serviço:

Bazar CCBB 30 anos e Ação da Cidadania

Segunda, quarta, quinta e sexta – de 9 a 13.12 - de 10h às 17h

Hall da biblioteca do 5º andar.

Lugar de Criação

Sábados, domingos e feriados – de 11h às 13h e de 15h às 17h

Todos os fins de semana, os educadores do CCBB desenvolvem uma programação especial visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, integrando crianças e suas famílias em processos de experiência com a arte.


Lugar de Criação - Desde pequeno – Catalugar em Egito

Dias: 07 e 08 de dezembro

Local: Programa Educativo – 1º andar


Lugar de Criação - Trocação de história – Monumentos (In)flexíveis

Dias: 14 e 15 de dezembro

Local: Programa Educativo – 1º andar


Lugar de Criação - Eu faço meu brinquedo – Feira de trocas de histórias

Dias: 21, 22 e 23 de dezembro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês.


Lugar de Criação - Como nasce uma obra de arte – Metamorfose-me

Dias: 28, 29 e 30 de dezembro

Local: Programa Educativo – 1º andar

Destaque do mês.


Curso Transversalidades

07 de dezembro – 10h, com Keyna Eleison

Duração: 2 horas | Capacidade para 70 pessoas

Local: Sala 26 – 4º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com


Com a palavra... com Aline Baiana

Dia: 14 de dezembro

Horário: 16h

Duração: 2h | Capacidade para 30 pessoas

Local: Exposição – 2º andar e Térreo


Atividade Extra – ‘Vaivém’ para Bebês

Dia: 19 de dezembro

Horários: de 10h às 12h e de 15h às 17h

Duração: 1h30 cada sessão | Capacidade para 20 bebês mais acompanhantes (10 bebês que andam e 10 bebês de colo)

Local: Programa Educativo – 1º andar

Inscrição por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com


Atividade Extra – Contação de Histórias ‘Estrela Cadente’ com a Companhia Trilhos

Dia: 20 e 27 de dezembro

Horário: às 17h

Duração: 1h

Local: Térreo


Múltiplo Ancestral – Samba Menino  

Dia: 21 de dezembro

Horário: 18h

Duração: 2h

Local: Térreo


Espaço de Convivência

O Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação convida ao encontro, à pausa e ao diálogo. É um lugar onde acolhemos todos os públicos em suas diferenças e singularidades, e afirmamos nosso compromisso com a acessibilidade, a diversidade e a inclusão.          

Espaço de Convivência - ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Local: Exposição – 1º andar

O Espaço de Convivência da exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’ toma como ponto de partida elementos do Antigo Egito e do Egito Contemporâneo e propõe um local de encontro onde o jogo funciona como ferramenta de construção coletiva e de aprendizado, com foco na escrita de hieróglifos, tanto de palavras como de números, e nos jogos gamão e pylos.

Horário de ativação: das 10h às 20h, de quarta a segunda.


Espaço de Convivência  - ‘Vaivém’

Local: 2º andar

Acompanhando ‘Vaivém’, uma exposição que investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade brasileira, o Espaço de Convivência convida o público a perceber o tempo.

Horário de ativação: das 10h às 11h e das 16h às 17h, de quarta a segunda


Visitas Mediadas


Exposição ‘Egito Antigo: do cotidiano à eternidade’

Segundas e quintas -  12h

Quartas e sextas -  18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

A exposição poderá ser visitada até o dia 27 de Janeiro de 2020.


Exposição ‘Vaivém’

Quarta a segunda – 12h e 18h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

A exposição Vaivém está aberta ao público até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Nesta visita, os educadores se juntam ao público para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das práticas e trajetórias artísticas das exposições do CCBB.


Visitas Mediadas – Patrimônio

Quarta – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, Programa Educativo – 1º andar.

Visitas Mediadas com ênfase no patrimônio, se relacionando com a história do Banco do Brasil, do CCBB e da cidade do Rio de Janeiro. Os educadores se juntam ao público para dialogar e compartilhar narrativas do prédio do CCBB e visitar as exposições ‘Galeria de Valores’ e ‘O Banco do Brasil e sua História’.


Visitas Mediadas em Libras

Sábado – 12h

Duração: 1h | Capacidade para 20 pessoas

Cadastro realizado 15 minutos antes de cada visita, no Programa Educativo – 1º andar.


Seguindo os mesmos princípios da Visita Mediada, a Visita Mediada em Libras acolhe pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva nas exposições em cartaz, numa experiência compartilhada com os educadores.


Visitas Educativas Agendadas

Segundas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30, 19h

Sextas: 9h30, 10h30, 14h, 14h30

Durante o período de férias escolares, de 16 até 31 de dezembro, as visitas agendadas serão reduzidas aos seguintes horários:

Segundas: 10h30, 14h30, 19h

Quartas e Quintas: 10h30, 14h30, 19h

Sextas: 10h30, 14h30

Duração: 1h30 | Capacidade para grupos de até 44 pessoas

E-mail para agendamento: agendamentorj@ccbbeducativo.com

Atendimento telefônico em dias de semana, das 10h às 17h, no número (21)3808-2070 (com excepção da terça feira, quando o CCBB está fechado ao público).

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes