[Eventos] Dezembro no CCBB


PROGRAMAÇÃO Dezembro 2019



O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro apresenta no mês de dezembro as exposições Egito Antigo: do cotidiano à eternidade e Vaivém, além dos espetáculos teatrais Vamos Comprar um Poeta e Nastácia. Acontecem também as últimas apresentações do Música no Museu e o projeto musical Guimbaustrilho – O Rio sobre Trilhos. CCBB Educativo apresenta atividades especiais de fim de ano como contação de histórias com o espetáculo Estrela Cadente, da Cia. Trilhos, nos dias 20 e 27 e o Lugar de Criação – Feira de trocas de histórias de 21 a 23.






*Aviso: O CCBB RJ estará fechado nos dias 24, 25, 31.12 e 01.01.2020.  




EXPOSIÇÃO
EGITO ANTIGO: DO COTIDIANO À ETERNIDADE
Até 27/01
1º andar e Térreo
Em comemoração aos 30 anos do Centro Cultural, apresentamos uma exposição inédita sobre o Egito Antigo, considerada uma das maiores civilizações da história da humanidade. Por meio de um amplo panorama sobre o cotidiano, a religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade, o recorte reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, vindos do Museu Egípcio de Turim, segundo maior acervo egípcio do mundo, além de instalações cenográficas e interativas que permitem uma viagem ao tempo dos faraós.

Curadoria: Paolo Marini e Pieter Tjabbes
Classificação indicativa: livre

Entrada franca

Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.


VAIVÉM

Até 17/02

2º andar e térreo
A exposição investiga as relações entre as redes de dormir e a construção da identidade nacional no Brasil com cerca de 300 obras de coleções públicas e privadas. Caracteriza-se pelo caráter trans-histórico, reunindo artistas de distintos contextos sociais, diferentes períodos e regiões do País, que refletem sobre permanências, rupturas e resistências na representação e nos usos das redes de dormir na arte e na cultura visual brasileiras.

Curadoria: Raphael Fonseca
Classificação indicativa: livre

Entrada franca

Retire seu ingresso pelo aplicativo Eventim (Apple Store e Google Play) ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

DIÁLOGOS COM APROGRAMAÇÃO – VAIVÉM

18/12
Quarta – 18h30

O curador Raphael Fonseca conversa com o público sobre a exposição.

Entrada franca. Distribuição de senhas 1 hora antes.


TEATRO

VAMOS COMPRAR UM POETA

Até 08/12 – 11h (sessões gratuitas) e 16h (sessões pagas)

Sábado e domingo

Teatro II

Musical infanto-juvenil que se passa em uma cidade inventada, onde todos vivem uma vida materialista e absolutamente racional. Tudo corre rigidamente numerado, calculado e contabilizado, até que uma menina propõe ao pai a compra de um poeta, já que nessa cidade as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. A partir daí, transformações estranhas começam a acontecer, como a observação da beleza e das borboletas e a valorização das ações desinteressadas e dos abraços afetuosos.

Texto: Afonso Cruz; Adaptação: Clarice Lissovsky; Direção musical: Ricco Vianna; Direção: Duda Maia; Elenco: Letícia Medella, Luan Vieira e Sérgio Kauffmann.

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre

DIÁLOGOS COM APROGRAMAÇÃO – VAMOS COMPRAR UM POETA

01 e 08/12
Domingo

Após a apresentação das 16h, haverá um bate-papo com elenco e direção sobre o processo de criação do espetáculo.

Entrada franca.


NASTÁCIA

Até 22/12 – 19h30

Quarta a domingo

Teatro III

Humilhada pelo milionário Totski, Nastácia, mulher dotada de uma beleza ímpar, é submetida a um verdadeiro leilão na noite do seu aniversário. A encenação faz parte do primeiro capítulo da obra “O Idiota”, de Dostoiévski. O cenárioinstalação, assinado por Ronaldo Fraga, também possui videoarte do cineasta Cao Guimarães, sendo aberto à visitação do público de quarta a domingo, a partir das 9h.

Texto e dramaturgia: Pedro Brício; Direção: Miwa Yanagizawa; Elenco: Flávia Pyramo, Ricardo Kosovski e Odilon Esteves: Instalação: Ronaldo Fraga; Videoarte: Cao Guimarães.

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: 14 anos


MÚSICA
GUIMBAUSTRILHO – O RIO SOBRE TRILHOS
Até 14/12 – 19h
Sexta e sábado
Teatro I
Nei Lopes desembarca para uma série de shows de samba que partem das linhas do trem do Rio para contar as histórias dos subúrbios cariocas. Os programas contemplam os diversos ramais e propõem uma visita a personagens, histórias, crônicas e repertórios.

Direção Musical: Luis Felipe de Lima; Direção-geral: André Paes Leme; Direção de Produção: Ana Luisa Lima; Músicos convidados: Marquinhos de Oswaldo Cruz, Zé Katimba e Ana Costa; Banda Base: Luis Felipe de Lima, Alceu Maia, Dudu Oliveira.

Duração: 90 minutos

Classificação indicativa: Livre


MÚSICA NO MUSEU

Sala 26 (4º andar)
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. Consulte a programação em www.musicanomuseu.com.br
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva
Classificação indicativa: livre
Entrada franca


CCBB 30 ANOS
2º andar, 4º andar e térreo – 09h às 21h
Quarta a segunda
Exposição comemorativa que resgata a memória dos projetos realizados no CCBB Rio de Janeiro ao longo de três décadas (1989-2019), com a exibição de cartazes de alguns eventos de artes cênicas, cinema, exposições, ideias e música que marcaram a história do Centro Cultural. O material estará exposto em espaços no Térreo (hall do cinema), no 2º andar (hall do teatro 3) e no 4º andar (Museu Banco do Brasil), criando uma atmosfera que envolve o público durante a experiência da visita ao Centro Cultural.

GALERIA DE VALORES
Museu Banco do Brasil – 09 às 21h
Quarta a segunda
Exposição de longa duração que apresenta a trajetória da moeda no Brasil e no mundo, com cerca de 2 mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil. Venha conhecer materiais curiosos que já foram ou continuam sendo usados como dinheiro.
Curadoria: Denise Mattar

O BANCO DO BRASIL E SUA HISTÓRIA
Museu Banco do Brasil – 09h às 21h
Quarta a segunda
Exposição de longa duração que apresenta os 210 anos do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país. As quatro salas mostram a linha do tempo de 1808 até os dias atuais, destacando os acervos museológico e arquivístico do Banco do Brasil. Outros três ambientes apresentam a sala do secretário, a sala do presidente e a biblioteca, utilizadas pela Direção Geral do Banco do Brasil até a transferência da Capital do Rio para Brasília, em 1960.

Curadoria: M’Baraká e CCBB Rio

ARQUIVO HISTÓRICO
6º andar – 10h às 19h
Segunda, quarta, quinta e sexta
Acervos arquivístico e audiovisual do Banco do Brasil e da Memória CCBB para pesquisa e consulta dos estudantes e público em geral. Atendimento com agendamento telefônico prévio no 3808-2353.
CCBB EDUCATIVO
1º andar
Quarta a segunda – 09h às 21h
O programa Arte & Educação desenvolve ações que estimulam experiência,
criação, investigação e reflexão para todos os públicos, garantindo acesso
amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade. Agendamentos para
grupos, escolas, instituições e pessoas com deficiência: agendamentorj@
Programação completa e inscrições em: ccbbeducativo.com.

Destaque do mês | Especial Férias
Programação para toda a família com contação de histórias com a Cia Trilhos,
visita à exposição Vaivém para bebês, Múltiplo Ancestral com Samba Menino
e dois Lugares de Criação especiais, um com feira de trocas e o outro com a
invenção de avatares inspirados no Antigo Egito.

Serviços
Confeitaria Colombo - Casa de chá
2° andar
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.

Restaurante e Cafeteria Lilia
Térreo
A cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e no mezanino, de 11h30 às 15h, o restaurante traz opções para o almoço.

Livraria da Travessa
Térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooks, AudioBooks, DVDs e Blu-Rays.

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, das 9h às 21h.


My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes