[Teatro] De Brasília, Cia Lumiato traz ao Rio peça infantojuvenil inspirada em mito indígena brasileiro: “Iara – O encanto das águas”



Inédito na cidade, espetáculo de teatro de sombras faz duas únicas apresentações gratuitas: 12 de 13 de outubro no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá

Conta a lenda que Iara é uma sereia que encanta os pescadores. Inspirado no mito indígena brasileiro, o espetáculo infantojuvenil de teatro de sombras “Iara - O encanto das águas”, da Cia Lumiato, chega ao Rio de Janeiro para duas únicas apresentações: dias 12 e 13 de outubro, às 17h, no Teatro Firjan Sesi Jacarepaguá, com entrada franca. Idealizada pelos atores e fundadores da companhia Thiago Bresani e Soledad Garcia, a peça já circulou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, tendo sido premiada com o Prêmio SESC do Teatro Candango (Melhor Direção, Dramaturgia e Trilha Sonora) e o Prêmio Internacional ATINA (Argentina), ambos em 2014.

Para dirigir a montagem, a dupla convidou Alexandre Fávero, criador da Cia Teatro Lumbra, de Porto Alegre. Referência na pesquisa do teatro de sombras, Fávero também assina a dramaturgia e cenografia. Com a intenção de sensibilizar o público infantojuvenil sobre a tradição oral dos povos originários do Brasil, os sombristas Thiago e Soledad contam a história de Iara por meio de um jogo dinâmico de luzes e sombras pontuado por uma trilha sonora original criada por Mateus Ferrari.

Em cena, um índio sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tentar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino. “Trabalhamos com teatro de sombras contemporâneo. A trilha sonora traz sons de tambor e instrumentos eletrônicos”, conta Thiago. “Construímos as figuras-silhuetas de madeira. Na cenografia, usamos elementos da natureza como galhos e folhas, além de lâmpadas, plásticos e garrafas PET”, explica Soledad.

Como parte da programação, a Cia Lumiato fará uma oficina gratuita de teatro de sombras para jovens e adultos (artistas, bonequeiros, educadores) e com interprete de Libras. Thiago Bresani e Soledad Garcia vão ministrar o curso nos dias 11 e 12 de outubro, das 9h às 13h, no Sesi Jacarepaguá. São apenas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: teatrosesi.jacarepagu@firjan.com.br.

                                                                      

A Cia Lumiato foi criada em 2008, em Buenos Aires (Argentina) pelo ator brasileiro Thiago Bresani e a atriz argentina Soledad Garcia, durante o curso de formação como bonequeiros na UNSAM – Universidad Nacional de San Martín. Nos primeiros trabalhos, a dupla usou técnicas de bonecos de luva, mesa e circo. Em 2012, a companhia passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A partir do estudo de várias linguagens do teatro de formas animadas, a dupla produziu espetáculos, oficinas e se apresentou em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Site: www.cialumiato.com

Ficha Técnica
Direção, Dramaturgia e Cenografia: Alexandre Fávero
Atores/Sombristas: Thiago Bresani e Soledad Garcia
Trilha Sonora Original: Mateus Ferrari
Designer de som: Marcelo Dal Col
Iluminação: Alexandre Fávero
Narração: Robson Siqueira
Pesquisa, figuras-silhuetas, cenários, cenotécnica e produção executiva: Thiago Bresani e Soledad Garcia
Fotografia: Diego Bresani
Diretor de Produção: Thiago Bresani
Produção e Realização: Cia Lumiato
Produção local: Eduardo Almeida (Pita Produções)
Parceria: Clube da Sombra


SERVIÇO
Espetáculo: “Iara – O encanto das águas”
Teatro Firjan SESI Jacarepaguá
(Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia/Jacarepaguá)
Dias: 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), às 17h.
Informações: (21) 3312-3750
Entrada franca
Classificação: Livre. Indicado para crianças a partir de 4 anos.
 Duração: 40 min.
Capacidade: 322 lugares.



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes