[Teatro] Libertador (Performance ritual) - Circuito Baixada



Após apresentações na Cidade das Artes, Museu de Arte do Rio, Museu da História e da Cultura Afro Brasileira, Memorial Getúlio Vargas, Teatro Gonzaguinha e Festival de Curitiba o espetáculo LIBERTADOR - Performance Ritual Padê de Exú, a partir do poema de Abdias Nascimento com direção de Gatto Larsen e Figurinos de Rubens Barbort e Atuação de Thiago Viana chegará com seu movimento em três únicas apresentações na Baixada Fluminense.

SINOPSE


No espetáculo, o contador de histórias percorre por lembranças de tempos imemoriais, quando através da Cosmogonia Africana, nos conta aspectos da criação do mundo e inicia a caminhada até alcançar os dias atuais. Apesar da apresentação, de momentos próprios da ritualística da herança africana, o monólogo não caminha apenas no território do sagrado, mas, o que ele propõe é reverenciar o sagrado até chegar a um tempo atual, onde o poema de Abdias ecoa no ator como um misto de denúncia e apelo.

No Poema, de Abdias Nascimento, "Padê de Exu, Libertador", são preciosos os signos entre o material e o espiritual; a liberdade e a intolerância; e a opressão e a injustiça, que estabelecem atravessamentos à alienação para a formação da gênese brasileira, corroborando à urgência da construção de novas possibilidades na contemporaneidade, dentro de uma sociedade, essencialmente, multicultural. Totalmente particular, "Libertador" é uma performance inspirada a partir da poesia de Abdias e da experiência de intolerância religiosa do autor/ator. Com uma sonoridade afro brasileira, que permite uma corporeidade entre a dança e um movimento ritualístico, que conferem singularidade à presença cênica do ator Thiago Viana. Entre a história da criação do mundo e a obra de Abdias Nascimento, o espetáculo suscita ao público, a seguinte questão: Que sociedade buscamos se não entendermos as diferenças como traços da nossa identidade?

Serviço:
13/09 ás 20h - Casa de Cultura Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro, Nova Iguaçu - RJ)
28/09 ás 20h e 29/09 ás 18h - Golmeia Galpão Criativo (R. Dr. Lauro Neiva, 32 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias)
Preço: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Ficha Técnica:
Direção: GATTO LARSEN
Figurinos: RUBENS BARBORT
Produção Executiva: WILDSON FRANÇA
Roteiro e ator: THIAGO VIANA
Realização: KUANZA E CENA PORTUÁRIA PRODUÇÕES


ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS

TWITER: DesconexaoL

INSTAGRAM: DesconexaoLeitura

FACEBOOK: Desconexao Leitura

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes