Por Trás do Som: NYL MC - Umas das vozes do Rap na periferia carioca


Nyl de Sousa, mais conhecido desde 2010 como NYL MC, um artista que além de MC é também produtor cultural, comunicador e arte educador. Nyl é cria do bairro de Irajá na cidade do Rio de Janeiro. Nyl é um artista em constante movimento e se reinventando para sobreviver com sua arte. Inserido na cena Rap fluminense e dando voz a periferia suburbana carioca e um artista que dialoga também com os estilos musicais como o Rock e o Funk.

Em 2014 ele lançou seu primeiro CD oficial pela produtora/selo musical #NovaBlack, com o intitulado "Original da Pista" explorando uma diversidade musical e linguagem popular da periferia. Neste trabalho ele lançou o Clipe "Original da Pista" e também com um remix da musica "Swinga"  feat com rapper Marcão Baixada originou um web clipe e também uma boa recepção do single "Pedaço do  Céu".



Foi um dos únicos representantes do Rap carioca que se apresentou no Boulevard Olímpico, espaço destinado para shows durante os Jogos Rio 2016. Na ocasião, lançou o show ‘’Um Novo Amanhecer’’, onde reúne a musicalidade da Black Music, a expressão corporal das danças urbanas e a contundência das suas rimas. Onde se apresentou com a música que dava título ao show ‘’Um Novo Amanhecer’’ e também na época a recém lançada música "Afronta" que tem também um clipe. Um show que foi uma experiência única para conhecer o potencial deste artista.

Amante e conhecedor do subúrbio, é uma dos grandes representantes da Cultura Hip Hop no Rio. É um dos fundadores e mobilizadores do LH2 (Leopoldina Hip Hop), evento que há 1 ano fomenta a cena da Zona Norte, provocando o encontro de novos nomes com artistas já consagrados. Atualmente segue em produção do seu novo disco "Natural do Mundo", produzido em parceria com a marca Impt Lifestyle!



Ele lançou uma vaquinha virtual, pois virou o objeto de pequisa pela estudante de mestrado a Julian Catini, na Universidade Nova Lisboa em Portugal, na dissertação "O Artista Como Intelectual Orgânico", este trabalho é um estudo de caso da trajetória do Nyl como um intelectual orgânico do Rap no Rio de Janeiro.Para que ele vá  a defesa e também contará com um show dele em Portugal. As informações para ajudar a ida dele para Portugal: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/nyl-mc-e-dj-pirigo-em-portugal 

Recém lançado um novo trabalho que irá iniciar os trabalhos do novo álbum em produção, a música "Sangue Frio Chapa Quente" com a participação da dupla Nomades Rap. Confere o clipe da música em baixo.

Tatá Boeta
Graduando em Produção Cultura, roteirista,
ator, diretor de teatro/performance, compositor, poeta e bailarino.
Instagram: @tataboeta


ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS





My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes