Por Trás do Som: Adam Lambert - Do American Idol para o mundo!



Adam Mitchel Lambert, conhecido como - Adam Lambert - nasceu em 29 de janeiro de 1982, na cidade de Indianópolis no estado de Indiana nos Estados Unidos. Filho de Eber e Leila e tem um irmão mais novo. Adam quando novo não conseguia se enquadrar em praticas esportivas e então seus pais o colocaram no teatro, onde ele se encontrou. Adam começou cursar a  graduação na “California State University”, em Fullerton, Califórnia. Após 5 semanas na vida acadêmica, ele abandonou a universidade e se mudou para Los Angeles em busca de conseguir trilhar uma carreira artística.

Ele iniciou seus trabalhos artísticos aos dezenove anos num cruzeiro durante dez meses, viajando pelo mundo inteiro. De volta a Los Angeles, ele foi escalado para turnê europeia do musical “Hair” aos 21 anos. Ele investiu na sua carreira como atuar em musicais como “brigadoon”, “The ten Commandments: The Musical” e “Wicked”. Se apresentou por um período em 2004 no “Zodiac Show”. Adam também se envolveu em estúdio e gravação de músicas e por um curto período foi vocalista da banda de rock underground “The Citizen vein”.



Adam Lambert participou da oitava edição do reality show musical “American Idol”, na sua audição ele cantou “Rock With You” do Michael Jackson e “Bohemian Rhapsody” da banda Queen, ele foi selecionado e ganhando aprovação de todos os jurados. Durante o reality ele se destacava a cada performance, com sua energia e potência vocal. No final do programa ele se apresentou com a banda de Rock Kiss e também com a banda de Rock Queen.

Após ter tido uma boa visibilidade e popularidade, e ter ficado em segundo lugar no “American idol”, fez com que ele conseguisse assinar um contrato com uma gravadora pra lançar seu álbum intitulado “For your entertainment”, que esteve nas lojas em novembro de 2009, pela RCA – Sony Music , alcançando o terceiro lugar na Billboard 200. Neste disco tinham músicas compostas por grandes nomes como Lady Gaga e Pink. O single “Whataya Want From Me”, alcançou o topo dos charts em vários países, garantindo uma nomeação ao Grammy na categoria “Best male Pop Vocal performance”.

Com o sucesso do seu álbum “For Your Entertainment”, Adam lançou a sua primeira turnê mundial a “Glam Nation Tour”, foram 113 shows, visitando países da Europa, Ásia e várias cidades dos estados Unidos. A turnê gerou um DVD/CD “Glam nation Live” e um EP acústico – “Acustic live!”, garantindo o destaque entre as maiores turnês masculinas.



Em novembro de 2011 o Adam foi convidado pela banda Qeen para se apresentar na premiação “MTV Europe Music Awards” como vocalista, onde a banda foi homenageada com o prêmio de “Ícone Global”. Essa apresentação foi o início de uma grande parceria.

No primeiro semestre de 2012, Adam lança mais um álbum "Trepassing", que alcançou o primeiro lugar na Billboard 200, garantindo o título de abertamente de um gay a debutar um álbum em primeiro lugar na lista. o álbum contava com parcerias com Nile Rodgers, Pharell Williams, Sam Sparro e uma composição de Bruno Mars. Neste album se destacou-se os singles "Better Than I Know Myself" e "Never Close Our Eyes". Neste mesmo ano, ele anunciou uma mini-turnê denominada " We Are Glamily", que percorreu Ásia e Europa.

Durante a promoção do álbum "Trepassing", Adam foi convidado por integrantes da banda Queen para assumir o vocal durante seis shows na Europa. Era o inicio do grupo "Queen + Adam Lambert". Em setembro de 2013 a banda Queen foi convidada para se apresentar nos Estados Unidos, para o "iHeartRadio Music Festival" em las Vegas, as criticas dessa apresentação foi positiva e se percebeu a grande sintonia que havia entre a banda e o Adam.

Em 2014, "Queen + Adam lambert" iniciaram uma turnê mundial que rodou em vários países do mundo, a turnê também veio a América do Sul, vindo ao Brasil e fazendo shows no Rock in Rio (Rio de Janeiro), também em São Paulo e Porto Alegre em 2015.


Em Abril de 2015 o Adam Lambert pela gravadora Warner Bros lançou seu novo álbum intitulado "The Original High", que estreou em terceiro lugar na Billboard 200, contando com parcerias como a do Brian May do Queen e a cantora sueca Tove lo. Seu primeiro trabalho deste álbum a musica "Ghost Town" alcançou o topo dos charts, ficando em #1 em vários países e seu segundo sigle "Another Lonely Night" também teve boas colocações no chart o redor do mundo. Adam continuando a promoção do seu novo álbum, ele lançou uma música inédita a "Welcome To The Show" em parceria com a cantora Laleh. O álbum "The Original High", foi escolhido em 2015 pela revista Rolling Stones como melhor álbum do ano. Em 2016 Adam iniciou a sua turnê base do álbum "The Original High" - "The Original High Tour", com shows na Ásia, Europa e America do norte.
Adam Lambert também participou de alguns seriados televisivos, em 2012 participou de um episódio da série "Pretty Little Liars", em 2013 atuou com o personagem "Elliot" durante cinco episódios no seriado "Glee" e em 2016 Adam foi escalado para interpretar o papel "Eddie" no remake do clássico norte-americano "The Rock Horror Picture Show".
Em 2019, Adam começou o ano lançando uma musica avulsa nas plataformas digitais a música "Feel Something (Live session)" e depois ele lançou  uma nova música "New Eyes" que estará na nova Era em seu novo álbum "Velvet" que está divido em Lado A e B, tendo o lançamento do Lado A agendado para dia 27 de setembro em todas plataformas digitais e lojas físicas. E ele lançou recentemente o seu terceiro single "Superpower".

Tatá Boeta

Graduando em Produção Cultura, roteirista,
ator, diretor de teatro/performance, compositor, poeta e bailarino.
Instagram: @tataboeta


ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS












My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes