[Eventos] Cinegaragem apresenta: Cinema, Literatura e Performance




Todo mês no Conexão das Artes o cineclube Cine garagem faz suas exibições de filmes com bate papo e mais um ingrediente para entreter e para troca de saberes.
Nesta edição teremos a exibição de dois curtas metragens que foram realizados durante um curso de cinema ministrado pelo cineasta Clementino Jr. Nos SESCs de São João de Miriti e Duque de Caxias. O produto final do curso foram o s filmes Cibenegras e Reexistências:
Histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense. A performance “Nada Poderá tornarmos menos pretos que somos” e após de tudo terá um bate papo mediado com a autora Elaine Marcelina.

Sinopse dos filmes:
Cibernegras





O filme é um minidocumentário narrativo sobre o movimento feminista que nos dias usa a ferramenta da internet para luta e com recorte de mulheres negras. O Filme contém a fala de três mulheres negras de gerações diferentes falando sobre suas lutas em meio à internet.
O filme conta com 16 minutos de duração.

Reexistências: Histórias de vida e resistência na Baixada Fluminense



O filme fala sobre com resistir como morador da baixada fluminense, uma região do estado do Rio de Janeiro. Ele é um filme onde conta história da vida e resistência de alguns personagens da região. Você vai se fascinar com as histórias e enxerga com outros olhos a baixada Fluminense através da história desses personagens.
O filme tem duração de 23 minutos.

Performance: Nada Poderá tornarmos menos pretos que somos

Performer Pablo Barreto

A performance fala sobre a ancestralidade, lugar de fala, aquilombar,  dores  e questionamento  sobre  o que os negros sofrem durante sua vida. A performance é embalada de muita música, poesia e texto e tem na interpretação a afrovivência do diretor e do ator que dá vida ao personagem e utiliza técnicas teatrais que se utilizam dos sentimentos do personagem como fio principal  e a história não é linear como a nossa vida não é. A performance nos faz refletir o papel do negro na sociedade e sua importância.

Idealização/Direção: Tata Boeta
Produção: Tata Boeta e Pablo Barreto
Elenco: Pablo Barreto

Mulheres Incríveis

Elaine Marcelina

Elaine Marcelina é escritora, professora e Mestre em História Social. É autora do livro Mulheres Incríveis, 1ª ed. 2008. Em 2011, lançou o segundo livro, Emoções reveladas. Em 2014 lança a 2ª ed. do livro Mulheres Incríveis. Em 2015 lança a série “Mulheres Incríveis”: Mãe Regina de Bangbosé – uma vida dedicada ao sagrado (ensaio). No ano de 2016 lançou seu primeiro livro infantil “As coisas simples da vida” e a 3ª ed. Do livro Mulheres Incríveis, ambos pela Editora Nandyala. É Militante do Movimento Negro Unificado. Ministra a oficina de incentivo a escrita “Oficina: Meu primeiro Livro”, onde leva crianças e jovens a serem autores. Escreve frequentemente no Blog: www.mulheresincriveis.blogspot.com

Serviço:
Dia: 25\05\2019 (Sábado)
Horário: 18hs
Endereço: Rua Sargento Rego, 126 – Anchieta – Rio de Janeiro RJ
Tel.: 21 3012-2474
Entrada Gratuita
Realização: Conexão das Artes


ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS




My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes