[TEATRO] INSTITUTO DO ATOR COMEMORA 10 ANOS COM TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Grupo teatral se apresenta com quatro espetáculos do seu repertório


     
De 17 de abril a 05 de maio (de quarta-feira a domingo), o Instituto do Ator ocupará a CAIXA Cultural Rio de Janeiro com quatro espetáculos do seu repertório. Estarão em cartaz Bar Planetário Bergman, inspirado no universo do cineasta sueco (de quarta a sexta-feira), Sofia e Seus Analistas, adaptação de conto de Clarice Lispector, e Os Dragões Não Conhecem o Paraíso, de Caio Fernando Abreu, que farão programa duplo nas noites de sábado, e Noite das Russas, estudo cênico a partir de personagens de Dostoievski e Tarkovski, aos domingos.

Os quatro espetáculos são dirigidos por Celina Sodré e têm iluminação de Daniel Galván. De quarta a sexta, as apresentações são às 19h, e aos sábados e domingo, às 18h. O ingresso custará R$ 30,00 (inteira). Estudantes e idosos têm direito à meia entrada. 

Em 2008, Celina Sodré e Fábio Porchat criaram e inauguraram o Instituto do Ator – Instituto de pesquisa da arte do ator (IA), com a colaboração de um grupo de atores e diretores, num sobrado na Lapa, no Rio de Janeiro. Nesses 10 anos de existência, o IA criou e encenou uma série de espetáculos, entre eles: Palácio de Neve, a partir de obra de Orham Pamuk; TransTchecov, textos de Anton Tchecov encenados com a participação de um grupo de travestis e transexuais (Damas Em Cena) nos papéis femininos de Tchecov; Fantasmas de Guerra e Paz, a partir do romance de Liev Tolstoi, e outros, além de seminários com atores e diretores estrangeiros e brasileiros, workshops, treinamentos e debates.

Em 2009, foi criado o Grupão Grotowski, grupo de estudos aberto que acontece todas as quintas-feiras, e que tem 10 anos de ação. Em 2015, o Grupão ganhou o Prêmio Questão de Crítica, na categoria especial.  Neste ano, comemora-se também 28 anos da companhia teatral Studio Stanislavski criada por Sodré em 1991, além dos 20 anos da morte de Jerzy Grotowski (1933-1999) que tem sido, junto de Stanislavski o mestre do trabalho artístico do IA. Atualmente o IA tem 40 sócios, entre atores e diretores como Clara Choveaux, Miwa Yanagisawa, Jefferson Schroeder, Henrique Gusmão e Marcus Fritsch.

Sinopses e fichas técnicas de cada espetáculo: 

Bar Planetário Bergman
Essa montagem do coletivo Novíssimos foi concebida para celebrar os 100 anos do cineasta e diretor teatral que tanto revelou sobre a vida humana em seus íntimos, frágeis e recônditos mistérios. Bergman é uma das fortes influências no trabalho de pesquisa que realizamos no IA. 

Elenco (Coletivo Novíssimos):
Aléssio Abdon/ Amanda Brambilla/ Amanda Brum/ Ana Clara Hibner/ Antonio Sodré/ Branca Temer/ Bruna Felix/ Carolina Exaltação/ Felipe Fabrizzi/ Jonyjarp Pontes/ Julia Lindenberg/ Igor Trombini/ Israel Eyer/ Mariana Rosa/ Pedro Sodré/ Raisa Richter/ Rogério Klein/ Sindia Bugiarda/ Tássia Leite/ Zaida Buarque.
Direção: Celina Sodré

Sofia e Seus Analistas: 
Adaptado do conto Desastres de Sofia, de Clarice Lispector, que narra a paixão de uma menina de nove anos por seu professor, o monólogo Sofia e Seus Analistas tem atuação de Valquiria Oliveira. De tonalidade claramente autobiográfica, o conto foi adaptado para o teatro numa criação colaborativa entre atriz e diretora. A Sofia que fala, a narradora, já adulta, está num divã, semelhante ao mítico divã de Freud, enquanto revela suas memórias. Ao redor, dentro da cena, estão os espectadores, na posição de analistas.

Interpretação: Valquiria Oliveira (Studio Stanislavski)
Direção: Celina Sodré

Os dragões não conhecem o paraíso:
Adaptação teatral do conto homônimo de Caio Fernando Abreu, com interpretação de Nelson Yabeta. Narra a história de um homem em reflexão sobre o fim de um relacionamento amoroso, que faz uso para isso da metáfora de um dragão. Questões sobre o amor, a solidão urbana e a esperança estão presentes no texto, escrito por Caio Fernando Abreu.
Interpretação: Nelson Yabeta (Studio Stanislavski em colaboração com Cia Teatral Casa dos Azulejos)
Direção: Celina Sodré

Noite das Russas:
Mostra de trabalho em processo a partir de personagens de Dostoievski e Tarkovski. Um estudo cênico com o encontro de personagens russas de diferentes obras numa paisagem experimental. 

Elenco (Coletivo Os Novos)Amanda Brambilla / Branca Temer / Bruna Felix / Carolina Exaltação/ Jonyjarp Pontes / Mariana Rosa / Rachel Golassi/
Participação especial ao piano: Raisa Richter 
Direção: Celina Sodré

Serviço:
Bar Planetário Bergman
Horários: De quarta a sexta-feira, às 19h;
Duração: 100 minutos

Sofia e Seus Analistas + Os dragões não conhecem o paraíso
Horários: Sábado, às 18h
Duração: 80 minutos

Noite das Russas
Horários: Domingo, às 18h
Duração: 60 minutos

Datas: de 17 de abril a 05 de maio de 2019 (de quarta a domingo)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Lotação: 142 lugares (mais 2 para cadeirantes)
Classificação Indicativa: 18 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Apoio: CAIXA e Governo Federal



ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS




My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes