[Notícias] Teoria da Evolução e Museu Nacional são temas de palestra no CCBB Rio


 


A teoria mais importante da biologia foi transformada em livro pelo jornalista Reinaldo José Lopes e pelo paleontólogo e Youtuber Pirula, que escreveram Darwin sem frescura – Como a ciência ajuda a explicar algumas das polêmicas da atualidade. Na quinta-feira (25), os autores estarão no Rio de Janeiro para uma palestra Darwinismo e sobre a exposição Museu Nacional Vive - Arqueologia do Resgate, promovida pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). 

O evento é aberto ao público e será realizado no Auditório do CCBB, às 18h30. Em seguida, às 19h30, os autores farão uma sessão de autógrafos na Livraria da Travessa. 
Darwin sem frescura foi publicado pela editora HarperCollins e conta com referências atuais e exemplos sólidos muito próximos do nosso dia a dia. O livro é repleto de ilustrações, que exemplificam os assuntos abordados pelos autores. 

Reinaldo e Pirula mostram que a Evolução interfere, inclusive, nas preferências individuais de nós, seres humanos, como no fato de alguém não gostar de brócolis. Eles também falam sobre uma das polêmicas mais recorrentes quando o assunto é a teoria evolutiva: como ela explica a existência dos homossexuais. 

No livro, os autores utilizam a teoria da Evolução para explicar o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem intolerância à lactose depois de adulto e por que essa condição é mais comum em chineses e muito rara na Europa Ocidental, por exemplo. A possível extinção da humanidade, a existência de um elo perdido e de onde vem a nossa espécie também são assuntos abordados por Pirula e Reinaldo José Lopes.

Pirula  
Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula, é um paleontólogo, zoólogo, palestrante e divulgador científico brasileiro. Formou-se em biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e é mestre e doutor em zoologia pela Universidade de São Paulo. Deu aulas sobre evolução e paleontologia em faculdades e escolas 

Reinaldo José Lopes 
Jornalista de ciência nascido e criado em São Carlos (SP), hoje colabora com a Folha de sua cidade natal, depois de passar quase três anos como editor de “Ciência+Saúde” na capital paulista. 

É formado em jornalismo pela USP e mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma universidade, com trabalhos sobre a obra de J.R.R. Tolkien. 

Sobre evolução, já escreveu o livro “Além de Darwin” (editora Globo) e tem planos de escrever vários outros. É ainda autor dos livros “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e “Deus: Como Ele Nasceu” (ambos pela editora Abril). É católico, são-paulino, casado e pai de um menino e uma menina.

Serviço:

Darwinismo e a exposição Museu Nacional Vive - Arqueologia do Resgate
Centro Cultural Banco do Brasil – Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de janeiro, RJ
25/04, quinta-feira
Palestra, 18h30, senhas serão distribuídas 1 hora antes na bilheteria do CCBB.
Local: Auditório do CCBB – 4º andar.
Sessão de autógrafos do livro Darwin sem frescura – Como a ciência ajuda a explicar algumas das polêmicas da atualidade, 19h30.
Local: Livraria da Travessa do CCBB – Térreo 



ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS





My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes