Home Tecnologia [Notícias] 'Museum of Me' Um mergulho em sua alma digital
[Notícias] 'Museum of Me' Um mergulho em sua alma digital
desconexao leitura abril 23, 2019 0
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) anuncia
experiência imersivo-tecnológica gratuita, que ocupará o saguão do Edifício BB,
na Avenida Paulista
São Paulo, abril de 2019 – A instalação Museum of Me – Um mergulho em sua alma digital
cria uma jornada audiovisual de um minuto a partir das imagens
compartilhadas pelo usuário em suas redes sociais. Esse DNA virtual é
projetado em dezenas de displays de LCD instalados dentro de um cubo
imersivo, em uma combinação de cores, textos e imagens, aparentemente
aleatórios. A
experiência é apresentada pela Accenture, tem apoio institucional do
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) e será exibida de
26/04 a 20/05, na Avenida Paulista, 1.230, com entrada gratuita.
O
visitante entra em uma sala inicialmente escura e silenciosa. Primeiro,
percebe um som, depois, uma imagem e outras luzes em sua visão
periférica. Progressivamente, os monitores são despertados em uma
explosão exuberante de cores e sons. Os padrões e as fotos se combinam
para fazer uma colagem caleidoscópica abstrata. Então, surgem palavras:
hashtags e legendas que correspondem às fotografias compartilhadas –
grandes, pequenas, de cabeça para baixo e de lado.
São
palavras familiares, registradas pelo próprio usuário nas redes
sociais. As fotos se tornam gradativamente mais reconhecíveis e começam a
ser descritas em legendas. O computador passar a ler e processar suas
memórias, em imagens, palavras e gráficos. Quando acaba e todas as telas
se apagam, deixando apenas o som de uma respiração rápida e ansiosa,
fica a sensação de que poderia ter sido um sonho.
O participante pode entrar na instalação com até três acompanhantes e compartilhar a experiência nas redes sociais.
“Museum of Me
usa inteligência artificial para interpretar a vida digital do
visitante e para estimular sensações por meio de um sofisticado sistema
de som dinâmico, que permite sutis variações de acordo com o resultado
das análises das fotos da pessoa”, comenta Felipe Reif, sócio da Cactus, estúdio colaborativo criador da exposição.
“Estamos contentes em ter o Museum of Me estreando uma série de projetos de arte-tecnologia que estamos planejando para os próximos anos”, comenta Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dell’Arte, responsável pela produção da exposição.
“A exposição é a prova de que máquinas e humanos podem trabalhar juntos. Museum of Me
retrata a inteligência artificial como parceira da criatividade humana.
Com as novas ferramentas que chegam diariamente em nossas mãos, somos
ainda mais munidos de chances para termos ideias, criar, errar e testar
coisas novas diariamente. Essa é a beleza da união entre tecnologia e
criatividade”, afirma Eco Moliterno, CCO da Accenture Interactive, patrocinadora da mostra.
A
obra foi desenvolvida pela CACTUS, que já criou outras experiências
artístico-tecnológicas imersivas exibidas em Nova York, Hong Kong e nos
Jogos Olímpicos. O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de
Cultura de São Paulo, por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos
Culturais, e da Administração Predial SA (APSA), além de apoio da
Benetton Perfumes.
SERVIÇO:
Museum of Me
De 26/04 a 20/05 de 2019
Segunda a sexta: 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h
Entrada gratuita
Edifício Banco do Brasil (Avenida Paulista, 1230 – Bela Vista, São Paulo)
ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário