Home O Gênio e o Louco [CRÍTICA] "O Gênio e o Louco’’ (The Professor and the Madman) – 125 min
[CRÍTICA] "O Gênio e o Louco’’ (The Professor and the Madman) – 125 min
desconexao leitura abril 17, 2019 0
O delírio das grandezas e o delírio de perseguição.
‘’Seria preciso que o pai [...] representasse, em
toda a sua plenitude, o valor simbólico cristalizado em sua função’’
(Jacques Lacan)
O filme é uma adaptação do livro The Surgeon of
Crowthorne: A Tale of Murder, Madness and the Love of Words, de Simon
Winchester, publicado em 1998, que se tornou sua obra mais lida. O roteiro
conta a história de dois homens obcecados: um pela obra de sua vida e o outro
por seus fantasmas.
O primeiro é o Professor James Murray (Mel Gibson),
da Sociedade Filológica de Londres, editor do Oxford English Dictionary,
filólogo autodidata, irlandês de origem humilde, que dedicou 40 anos de sua
vida a esse trabalho gigantesco. Ele sonha com o absurdo de coletas todas as
palavras, sem que nenhuma falte, presentes na língua inglesa em todos os países
e regiões onde ela fosse praticada. No entanto, a língua é uma coisa viva, e
novas palavras sempre irão surgir, furando esse delírio de grandeza.
O outro é Dr. William Chester Minor (Sean Penn),
paciente há mais de 20 anos, em um asilo para criminosos dementes, em
Crowthorne. Ele é de nacionalidade americana, médico, e se tornou o mais
produtivo dentre os milhares de colaboradores voluntários que se tornaram
essenciais para a criação do dicionário.
Para se ter ideia da importância do Dr. Minor,
basta saber que ele enviou mais de 10 mil inscrições, e que foi quem encontrou
a chave (‘’um dicionário dentro do dicionário’’) para deslanchar a obra que se
encontrava um tanto paralisada em meio a milhares de palavras desconectadas e
desarticuladas.
O Professor Murray desconhecia que o seu maior
colaborador estava ‘’preso’’ por ter assassinado um rapaz que ele confundira
com outro, personagem de seus delírios alucinatórios. Em seu julgamento, o Dr.
Minor se mostra firme em dizer que não estava louco, mas, sim, que era
efetivamente perseguido por alguém que teria uma marca na face esquerda. Sua
convicção mostra-se absolutamente inabalável. Seus delírios e seu sofrimento
cedem apenas quando, no asilo, ele começa a colaborar com o dicionário.
O médico do Asylum o apoiava por acreditar que a
cura de seu paciente poderia revelar algo que contribuísse para a sua própria
cura. Mas quando ele regride, em função do insuportável do amor de uma mulher,
a mesma que fora esposa de sua vítima e o perdoara, o médico se vinga com um
tratamento invasivo brutal que leva o Dr. Minor à um estado de demência.
A palavra paranoia é um termo de origem grega que
significa loucura, desregramento do espírito, e o seu uso em psiquiatria é
muito antigo. O Dr. Sigmund Freud, por exemplo, inclui na paranoia o delírio de
perseguição e o delírio das grandezas. Ele a define pelo seu caráter de defesa
contra a homossexualidade. Para Melanie Klein, um ego muito pouco integrado
possui uma condição limitada para suportar uma angústia intensa de natureza
persecutória devida ao mau objeto internalizado. Já Jacques Lacan considera a
ausência no sujeito da função paterna simbólica, que devido a isso perde-se num
estado confusional. As alucinações operam em decorrência do que lhe está
faltando no nível simbólico.
Ao se entreter com a vastidão do universo das
palavras, o Dr. Minor encontra um restabelecimento parcial e provisório. Ao
lidar em profusão com os significantes algo põe em ação um processo em que o
sujeito pôde significar minimamente e que antes lhe escapava de forma
avassaladora. Porém, ante a impossibilidade de lidar com o desejo sexual pela
mulher, ele se feminiza numa cena de forte impacto cinematográfico.
Na construção do filme há rigor na reconstituição
de época, a excelente fotografia tem momentos de brilho na construção plástica,
a exemplo da cena que mostra a dor da mulher que perdera o marido. Todos os
atores atuam muito bem conferindo a necessária dramaticidade a seus
personagens, mas Sean Penn é um caso à parte, pois está magnífico na pele do
sofrido Dr. Minor.
Ao fim de tudo, permanece a curiosidade de o
dicionário máster da língua inglesa ter sido feito por um irlandês em colaboração
com um americano. O que o império britânico outrora exportou como cultura e
dominação colonial acabou retornando como um tesouro de sua língua pátria.
‘’O Gênio e o Louco’’
(The Professor and the Madman) – 125 min
Direção: Farhad
Safinia
Com: Mel Gibson
– Sean Penn – Natalie Dormer – Ioan Gruffudd – Jennifer Ehle – Jeremy Irvine –
Aidan McArdie – Adam Fergus – David Crowley – Brian Fortune – Bryan Murray –
Kieran O’Reilly – Christopher Maleki – Sean Dugan – Bryan Quinn – Steve Gunn –
Olivia McKevitt – Joe McKinney – Malcolm Freeman – Shane Noone
Marco Guayba
Ator, diretor, preparador de elenco e Mestre em
Letras
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