[EVENTO] COMEÇOU A 5ª EDIÇÃO DO MULTILEITURA NO SHOPPING ITAIPU MULTICENTER E VAI ATÉ O DIA 30 DE ABRIL



A 5ª edição do Multileitura, evento literário que já faz parte do calendário do Multicenter, acontece até o dia 30 de Abril. Com uma cenografia lúdica e aconchegante, o evento reúne feira literária, bate-papo com autores, tardes de autógrafo, contações de histórias, performances, apresentações musicais, talk show...é um movimento eclético e diferenciado, para os amantes da leitura e para incentivar e criar o hábito de ler.

Nesta edição, o Multileitura terá a campanha “Páginas em branco – Para um futuro melhor”. Sabe aquele caderno que sobrou do ano letivo? Depois de reciclado, ele é ouro para crianças que não têm condição de comprar material escolar. Por isso, o shopping terá um ponto de coleta para receber doações de cadernos que ainda têm páginas em branco. Todo o material doado passará por uma triagem, onde as páginas em branco serão separadas para confecção de novos cadernos. As capas, folhas usadas e espirais serão destinados à cooperativa de catadores de lixo e grupos de artesãos, onde serão reciclados. Os novos cadernos, após prontos, serão entregues em instituições parceiras que farão a distribuição entre as crianças carentes.

Programação completa:
06/04 – 16h - Contação de histórias com a Cia Trilhos – no projeto “Reza a Lenda” – SESC. 
A trupe de trilheiros foi desvendar os mistérios e lendas da fauna e da flora. Mas não chega perto de ser uma fauna comum! Reza a lenda que há muito tempo atrás os bichos não eram como hoje não. Para andar em qualquer floresta era preciso muita coragem e olhos bem atentos a todo instante.

07/04 – 16h - Elaine Furlani - Escritora e atriz fará a contação de história do seu livro – Vicente esqueceu de ser gente. 
O livro traz uma história que legitima a diversidade da comunicação em suas múltiplas manifestações no universo vasto dos relacionamentos. Vicente percebe que seu filho se utiliza de pinturas para se comunicar e interagir. E na tentativa de inseri-lo num mundo dinâmico e interativo, resolveu levar os desenhos para escola, com objetivo que todos percebam-no como pessoa integrante daquela sociedade. E depois de toda a exposição das pinturas ficou claro que nem sempre precisamos da voz para mostrarmos o que habita em nós. Para apresentar a história com mais ludicidade, criamos uma contação com bonecos e personagens, enfocando as partes mais importantes da narrativa, proporcionando uma troca com a platéia, criando um vínculo de afetividade para impulsionar de forma contundente o viés transformador da comunicação.

contação de história tem recurso lúdico de bonecos e cenário interativo, a história se desenvolve mostrando ao leitor partes importantes do livro, convidando-os a embarcar em uma viagem interplanetária pelo universo da comunicação.

12/04 - 20h – Notas filosóficas com Silvério Ortiz e Mona Vilardo – 30 anos sem Luis Gonzaga – Filosofia e acordeon e voz. 
Release: Um Baião pra todos: filosofia ao som de Luiz Gonzaga
No dia 12 de abril, a música de Luiz Gonzaga tem um encontro com as ideias filosóficas. Acompanhado pela voz de Mona Vilardo e do acordeon de Vanessa Dias, o professor Silvério Ortiz lembrará dos 30 anos sem o rei do Baião, fazendo a filosofia decolar com Asa Branca.
Uma curiosidade – o casal acaba de retornar da Grécia-, berço da filosofia, onde o projeto filosofando, atravessou o atlântico para inspirar os diálogos em um ambiente propício para os debates.

13/04 – 16h - Intervenção com o grupo Poesia Viral com “chuva de versos” - SESC. Casal de artistas circularão com seu guarda-chuva levando versos de amor, amizade, fraternidade, de grandes poetas brasileiros, proporcionando uma dose de poesia em seu dia!

14/04 – 16h – Mona Vilardo – Lançamento do Livro – Dalvinha – A história das cantoras do rádio para crianças – contação de história musicada – voz e violão. 

Mona Vilardo estreou o espetáculo “Mona canta Dalva” em 2017 – ano de centenário da cantora. A estreia ocorreu no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. Desde então se apresentou no Teatro Dulcina, Teatro da Uff e Teatro Municipal de Niterói. Professora de música no Colégio Fórum Cultural, observou o total desconhecimento de crianças e jovens por esse universo das cantoras do rádio, movimento tão forte e importante no Brasil na década de 40 e 50. Na apresentação no Teatro Municipal de Niterói, alguns alunos foram assistir e ficaram encantados e curiosos com a história e as músicas daquela que foi uma das maiores cantoras do Brasil: Dalva de Oliveira. Daí nasceu a ideia do livro voltado para o público Infanto-juvenil. “Elas por ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo” é o nome da coleção que será lançada em 2019, e em sua estreia terá Dalva como homenageada. O livro tem a monitoria de Rona Hanning, consultora em literatura Infanto-juvenil e fundadora do Ler Instituto. Através das memórias de uma avó, o livro narra histórias de vida da Dalva de Oliveira e de uma jovem cheia de curiosidade por essas histórias.

21/04 – 16h – Danielle Fritzen e Badeco – em A Cabana de histórias – Danielle é escritora e atriz e apresentará as histórias de seus livros. Contação musicada. 
“A cabana de histórias – a arte de encantar ao contar histórias” é um projeto itinerante de promoção do livro e da leitura com contação de histórias, música ao vivo e distribuição de livros para a faixa etária de 3 a 10 anos. Proporciona a associação do mundo mágico dos livros a momentos de prazer e contentamento. Com produção executiva de Angélica Crispino e cenários de Maurício Meneses Jr, espetáculo descortina painéis na sequência das histórias. Em cena, a atriz e escritora Danielle Fritzen desenvolve variadas formas de contar as histórias de quatro dos seus nove livros publicados na companhia do músico e ator Renato Badeco. Entre surpresas, sonoplastias, humor e músicas autorais, os personagens são apresentados com alegria, emoção, encantamento e muita interação com a plateia. Em tempos de tecnologia, como despertar o interesse das crianças pela leitura? Que benefícios isso traz?
Em tempos da era digital, é um grande desafio estimular a imaginação e promover ações que encantem e ofereçam oportunidades para o crescimento de nossas crianças além de possibilidades concretas de ler o mundo. Ouvir e participar de uma contação de histórias promove o desenvolvimento do processo de ensino das crianças, pois trabalha elementos que ficarão na memória e estarão sempre associados a momentos de prazer e alegria, proporcionando janelas abertas ao conhecimento e aprendizado.
26/04 – 20h - Chris Fuscaldo – autora da biografia dos “Mutantes” - com bate-papo com componentes dos mutantes, Antonio Pedro Fortuna e Rui Motta. O livro ‘Discobiografia Mutante’ celebra 50 anos da carreira discográfica dos Mutantes e é tema de bate-papo no MultiLeitura com a autora e jornalista, escritora e cantora niteroiense Chris Fuscaldo e o ex-integrante Antonio Pedro Fortuna, também nascido em Niterói, que foi baixista dos Mutantes na fase progressiva da banda. Com Sérgio Dias, Rui Motta e Túlio Mourão, ele gravou o álbum Tudo Foi Feito Pelo Sol, lançado em 1974 e considerado uma obra-prima da música brasileira. A conversa será mediada pelo jornalista e músico Leandro Souto Maior, que levará seu violão para incentivar os convidados a darem uma palhinha de sucessos dos Mutantes, com Antonio Pedro também ao violão e Chris cantando. Curiosidades: A “Discobiografia Mutante” foi indicado ao Prêmio Profissionais da Música 2019!Cul
Local: Praça de Eventos – 1º piso
Data: De 01 a 30 de abril
As senhas para sessão de autógrafos serão distribuídas a partir das 14h – sujeito a término. Local: Entrada principal do Shopping
Entrada Gratuita

My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes