[EVENTO] CCBB Rio celebra Semana de Conscientização do Autismo com programação especial



Programa CCBB Educativo conduz visitas mediadas para público autista às exposições

Mostra de animação Fábrica de Sonhos tem sessões especiais para pessoas com autismo

Roda de conversa discute experiências cotidianas de pessoas com autismo na cidade

Rio de Janeiro, março 2019 – O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro tem um compromisso com a acessibilidade. Em abril, em comemoração a Semana de Conscientização do Autismo, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação organiza atividades para pessoas autistas de todas as idades, para suas famílias e para professores e educadores.
“Certificado com Acessibilidade Nota 10 pela ALERJ em 2005 e classificado com o selo Ouro pela prefeitura em 2014, desde que foi fundado em 1989, a questão da acessibilidade sempre foi uma prioridade para o CCBB. Nossa programação busca atender a todos os públicos ao longo de todo o ano, mas reconhecemos a importância de dedicar uma semana especialmente voltada para inclusão, ampliando o número de atividades para que o nosso público seja motivado a refletir sobre a participação de pessoas autistas em todos os espaços, principalmente as instituições culturais”, diz Marcelo Fernandes, gerente geral.
A programação inclui visitas às exposições em cartaz, sessões de cinema, roda de conversa, e uma palestra sobre metodologias pedagógicas para professores e educadores que trabalham com crianças, jovens e adultos autistas. Confira abaixo:

1 E 3 DE ABRIL | SEGUNDA E QUARTA-FEIRA | 10H | LOCAL: CINEMA 1 - TÉRREO | CAPACIDADE DE 98 POLTRONAS E 4 ESPAÇOS PARA CADEIRANTES
Sessão Azul na Mostra de Cinema Fábrica de Sonhos 
Na Semana de Conscientização do Autismo, o CCBB Educativo promove duas sessões para públicos autistas dentro da Mostra de Animação ‘Fábrica de Sonhos’, em colaboração com Sessão Azul. Os filmes exibidos serão Como Treinar o Seu Dragão (dia 01) e Trolls (dia 03).

Sessão Azul foi criada em 2015 como um projeto para estimular e garantir o acesso de crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias no ambiente cinematográfico, focando principalmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao longo de 3 anos mais de 33.000 crianças e suas famílias já foram acolhidas, em mais de 390 eventos. Hoje, além de sessões de cinema, o projeto também realiza periodicamente sessões de teatro e visitações ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro.

Fábrica de Sonhos – Mostra de Animação é uma retrospectiva cinematográfica que homenageia um dos mais importantes estúdios de animação do mundo. Serão exibidos 35 filmes de longas metragens produzidos pela DreamWorks. O projeto da mostra vem para complementar a exposição DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela, que está em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro até 15 de abril.

Visitas Mediadas para o Público Autista 
Nestas visitas, os educadores se juntam ao público autista e suas famílias para conhecer e experimentar as exposições do CCBB. Para participar, basta se se cadastrar na sala do Programa Educativo  – 1º andar, 15 minutos antes de cada visita. As datas são:

01 DE ABRIL | SEGUNDA-FEIRA| 12H
DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada do Esboço à Tela

03 DE ABRIL | QUARTA-FEIRA| 12H
Arqueologia do Resgate: Museu Nacional Vive

04 DE ABRIL | QUINTA- FEIRA| 12H
Galeria de Valores e O Banco do Brasil e Sua História


04 DE ABRIL | QUINTA- FEIRA| 18H
Transversalidades com Adriana Fernandes
Processo de seleção por formulário on-line: www.ccbbeducativo.com
Curso voltado a professores e educadores, com o objetivo de abordar temas transversais aos campos da educação e da arte. Nesta edição, Adriana Fernandes compartilhará metodologias de aprendizagens e interações, por meio de brincadeiras, para crianças autistas.

Adriana Fernandes é fonoaudióloga e educadora Parental em Disciplina Positiva. Idealizadora do Projeto Afetoterapia, trabalha com atendimento clínico, consultoria escolar, orientação de profissionais e famílias.

06 DE ABRIL | SÁBADO | 16H | LOCAL: 1º ANDAR E TÉRREO
Roda de Conversa: Autismos nos Cotidianos 
No encerramento da Semana de Conscientização do Autismo, o Programa Educativo convida Brenno Santana, João Pedro Miranda, Saulo Laucas e Silvana Artiles para compartilhar com o público suas experiências cotidianas como pessoas com autismo na cidade. Aline Lopes Cintra e José Santana, mãe e pai de autistas, também participarão da conversa, contribuindo para o debate com a perspectiva das famílias.


Visitas Educativas Agendadas para Grupos com Pessoas Autistas 
Durante o mês de abril, o Programa CCBB Educativo oferece agendamentos exclusivos para grupos com pessoas autistas, pensando uma visita que acolherá as singularidades de cada grupo. 
Interessados podem agendar no e-mail agendamentorj@ccbbeducativo.com.

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
CEP: 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2020 | Quarta a segunda, das 9h às 21 horas
Assessoria CCBB RJ: biancamello@bb.com.br



My Instagram

Copyright © Desconexão Leitura. Designed by OddThemes