11/11/2018

[ESPETÁCULO] GRUPO DE TEATRO ARMATRUX APRESENTA ESPETÁCULO “NO PIREX” NO CCBB RIO





Companhia mineira utiliza linguagem não verbal numa mistura de teatro físico, comédia do absurdo e manipulação de objetos






















O espetáculo “No Pirex”, do Grupo de Teatro Armatrux, de Belo Horizonte, dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos, a montagem, com direção de Eid Ribeiro, traz para os palcos do CCBB Rio, a partir de 16 de novembro, uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e manipulação de objetos cotidianos que leva ao limite as brincadeiras com a improvisação e experimenta novas possibilidades de encenação e de linguagem. Tendo em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, é uma obra que se abre às múltiplas interpretações do público, sendo o riso (ainda que de nervoso) a única saída.

As apresentações serão de sexta a segunda, às 19h, até 17 de dezembro. O espetáculo tem o Patrocínio da Petrobras e da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.

SINOPSE
Boquélia (a dona da casa), Bencrófilo (o garçom jovem), Bonita (a cozinheira), Ubaldo (o garçom velho) e Alcebíades (o velho) são os cinco personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a uma história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do MadTeaParty do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso: a piração de “No Pirex” é aberta a múltiplas leituras do público.


TRAJETÓRIA
Desde sua estreia, “No Pirex” tem se destacado no Brasil e no exterior. Foi um dos melhores espetáculos na seleção da Revista Bravo (agosto de 2011) e no mesmo ano foi a única montagem mineira selecionada para o projeto SESC – Palco Giratório, com 50 apresentações em 24 cidades de todo o país.  Recebeu os prêmios USIMINAS/SINPARC de Teatro e Dança nas categorias direção (Eid Ribeiro) e iluminação (Bruno Cerezoli e Bruno Magalhães).

Na América do Sul, foi apresentado no Festival Internacional de Teatro do Mercosul (Córboda/Argentina), Festival Latinoamericano do Teatro Nacional de Cervantes (Buenos Aires/Argentina), Circuito INT Instituto Nacional de Teatro da Argentina (turné em três cidades argentinas) Festival de Bahia Blanca (Argentina),  Festival de Santiago OFF (Chile), Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Festival Internacional de Teatro de La Paz – FITAZ (Bolívia), onde foi homenageado.


GRUPO DE TEATRO ARMATRUX
Fundado em 1991 em Belo Horizonte, o Grupo de Teatro Armatrux sempre buscou a construção de uma estética alinhada ao trabalho físico, juntamente com a manipulação de objetos, imagens, bonecos e circo. Por meio de parcerias artísticas, o grupo desenvolveu uma linguagem própria e aberta a novas possibilidades de encenação, que resultam em montagens voltadas para o público adulto e infantil. São 20 espetáculos encenados, além de três curtas e uma exposição interativa.

O Armatrux já se apresentou em vários países, em todos os estados brasileiros e em mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais, totalizando um público de 500 mil pessoas em suas apresentações e oficinas. 

www.armatrux.com.br | @armatrux.grupodeteatro


SERVIÇO

“No Pirex”
Temporada: de 16 de novembro a 17 de dezembro - de sexta a segunda, às 19h.
Local: CCBB Rio – Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro).
Informações: 3808-2020.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Capacidade: 172 lugares. Gênero: Cômico absurdo.
Duração: 60 min. Classificação indicativa: 12 anos
bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj
SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678
Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088


FICHA TÉCNICA

Direção: Eid Ribeiro
Dramaturgia: Eid Ribeiro e Grupo de Teatro Armatrux
Atores: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Fábio Furtado e Tina Dias
Cenários e figurinos: Eduardo Félix
Trilha sonora: Eid Ribeiro
Design de luz: Bruno Magalhães e Bruno Cerezolli
Fotografia: Bruno Magalhães/Agência Nitro
Assistência de direção: Raquel Pedras e Paula Manata
Produção Executiva: Luiz Fernando Vitral
Realização: Grupo de Teatro Armatrux




ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:


                                                     FACEBOOK: Desconexão Leitura





Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens