01/10/2018

Programação CCBB SP Outubro 2018



CCBB SP © Ignacio Aronovich


CINEMA

Monstros no Cinema

Local: Cinema

Até 1º de outubro

A mostra faz um apanhado dos filmes de monstros que tanto aterrorizam e encantam o público no mundo inteiro. Essa retrospectiva reúne os principais títulos já produzidos, entre vários estilos, períodos, nacionalidades, incluindo até filmes realizados no Brasil. Indo do clássico O Golem, passando por Drácula, Frankenstein, Godzilla, Alien, O Vingador Tóxico, Gremlins, Mar Negro até o mais recente vencedor do Oscar, A Forma da Água.

Entrada franca, mediante retirada de senha 1 hora antes do início da sessão.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.


Mostra de Cinema Tcheco  Eslovaco

Local: Cinema

3 a 8 de outubro

Em comemoração ao centenário da fundação da Tchecoslováquia e os 50 anos da Primavera de Praga, a Embaixada da República Eslovaca em Brasília e o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo apresentam uma mostra da cinematografia tcheca e eslovaca dos últimos 20 anos. Além de todos os filmes serem elaborados por diretores da mais recente geração de cineastas dos países, a seleção apresenta temas sensíveis: o envolvimento de aviadores tchecos na Segunda Guerra Mundial, a possibilidade de perdoar, as práticas de doping no mundo do esporte profissional na Tchecoslováquia dos anos 1980, a imigração, a preservação da dignidade humana num Estado totalitário, o preço pago pelos opositores ao regime, a procura de métodos alternativos na medicina atual, o relacionamento conturbado entre um pai e uma filha, e o poder de manipulação da mídia.

Entrada franca, mediante retirada de senha 1 hora antes do início da sessão.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.



Buster Keaton – O Mundo é um Circo


Local: Cinema

11 de outubro a 5 de novembro

Retrospectiva da obra do ator, produtor, diretor e roteirista norte-americano Buster Keaton (1895-1966), considerado pela crítica especializada um dos principais realizadores da história do cinema. A programação contempla os principais momentos de sua carreira, desde a fase inicial, na década de 1910, quando atuava como coadjuvante do comediante Roscoe 'Fatty' Arbuckle, até os últimos trabalhos, já perto de sua morte. São quase 50 títulos no total, entre curtas e longas, mudos e falados, com ênfase na filmografia dos anos 1920. Entre as atrações da mostra está a realização de 3 sessões com acompanhamento musical ao piano, um curso com duração de 3 dias, um debate e uma aula magna.

Confira a programação completa no fôlder da mostra.

Classificação Indicativa de acordo com o filme.


EXPOSIÇÃO


100 anos de Athos Bulcão

Local: térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares

Até 15 de outubro

9h às 21h

A exposição celebra o centenário de Athos Bulcão, conhecido pela diversidade de sua obra e inegável importância histórica e cultural. A mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima. Curadoria de Marília Panitz e André Severo. Patrocínio: BBDTVM. 
Classificação indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “Eventim” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.


Esquinas que me atravessam

Local: Subsolo

Até 22 de outubro de 2018

9h às 21h

Nessa exposição individual, Rodrigo Sassi apresenta ao público cerca de 20 obras inéditas produzidas entre 2016 e 2018. O conjunto de trabalhos reafirma referências plásticas e conceituais da obra do artista, formuladas nos territórios da cidade e da arquitetura. A partir de elementos usados e descartados da construção civil, Sassi cria seu particular vocabulário formal e poético, como na grande instalação Corpo Acomodado (2018), peça central da exposição. Curadoria de Mario Gioia.

Classificação Indicativa: livre.

Entrada franca.

Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo "CCBB" (Apple Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.


PROGRAMA EDUCATIVO

Local: Térreo

1 a 31 de outubro

Quarta a segunda

O Programa CCBB Educativo  - Arte e Educação desenvolve ações que estimulam experiência, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.
A programação dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura.
Outubro oferece atividades para a exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, em temporada até dia 15 e para 

Esquinas que me atravessa”, em exibição até 22 de outubro.

Consulte a programação completa no site www.ccbbeducativo.com ou na bilheteria.

-------------------------------------------------------

Agendamento de Grupos

O agendamento de grupos pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) ou pelo email ccbbsp.agendamento@gmail.com em visitas que contam com os atendimentos e mediação por educadores.

Classificação indicativa: livre

Entrada franca.

-------------------------------------------------------

TEATRO

Histórias Extraordinárias SP



Local: Teatro

Até 8 de outubro

Quinta, sexta, sábado e segunda, 20h

Domingo, 18h

No ano em que se comemoram os 200 anos da publicação de Frankenstein, de Mary Shelley, “Histórias Extraordinárias SP” apresenta seis clássicos da Literatura Fantástica e de Terror na forma de monólogos, adaptados por dramaturgos do Rio de Janeiro e de São Paulo. O projeto reúne três programas distintos, com a encenação de duas peças por dia: 1)  "A Cor que Caiu do Espaço" e "Frankenstein"; 2)  "O Poço e o Pêndulo" e "Drácula"; e 3)  "A Guerra dos Mundos" e "O Médico e o Monstro”. Autores/ Adaptadores: H.P. Lovecraft/ Beatriz Carolina Gonçalves; Mary Shelley/ Sérgio Roveri; Edgar Allan Poe/ Heloisa Seixas; Bram Stoker Roberto Alvim; H.G. Wells/ Daniela Pereira de Carvalho; e Robert Louis Stevenson/ Roberto Alvim. Intérpretes: Cacá Carvalho, Juliana Galdino e Lavínia Pannunzio.Diretores: José Roberto Jardim e Roberto Alvim.

Duração: 80 min, com 10 min de intervalo

Classificação indicativa: 14 anos

Consulte a programação detalhada no site www.bb.com.br/cultura  ou na bilheteria.


Carmen, a grande pequena notável



Local: Teatro

Até 26 de janeiro 2019

Sábado, 11h

12/10, sexta-feira, 11h - Sessão extra gratuita

Espetáculo musical que conta a história da cantora Carmen Miranda, de sua chegada ao Brasil ainda criança, passando pelas rádios, suas primeiras gravações em disco, pelo cinema brasileiro e o Cassino da Urca, ao estrelato nos filmes de Hollywood. Inspirado no livro homônimo infanto-juvenil de Heloísa Seixas e Julia Romeu, o espetáculo conta e canta para toda a família os 46 anos de vida dessa pequena notável que levou a música e a cultura brasileira para os quatro cantos do mundo. Elenco: Amanda Acosta, Daniela Cury, Fabiano Augusto, Luciana Ramanzini, Maria Bia e Samuel de Assis. Músicos: Betinho Sodré, Maurício Maas, Marco França e Monique Salustiano. Direção Musical: Ricardo Severo. Direção: Kleber Montanheiro

Duração: 70 min

Classificação indicativa: Livre – indicado para maiores de 5 anos


Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo

Local: Teatro

12 e 13 de outubro

Sexta e sábado, 17h

14 a 29 de outubro

Sexta, sábado e segunda, 20h

Domingo, 18h

Em sua 11ª edição, o Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo traz ao público paulistano 09 trabalhos de artistas da França, Síria, Croácia, Brasil e Portugal. As apresentações ocorrem no Sesc 24 de maio e no CCBB, contando com patrocínio do Banco do Brasil e apoio do Sesc SP, do Instituto Francês de Cultura, Fundação Calouste Gulbenkian - Governo de Portugal.
No CCBB, a programação apresenta os coreógrafos/espetáculos: Ivana Muller (Croácia/França), com o espetáculo infanto-juvenil "Partituur"; Vania Vaneou (França/Brasil), com o espetáculo "Blanc"; Vera Mantero (Portugal), com "uma misteriosa Coisa, disse e.e. cummings", "Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois" e “Os Serrenhos do Caldeirão, exercícios em antropologia ficcional”; Leandro de Souza (Brasil), com "Sismos e Volts"; e Nina Santes (França), com "Self Made Men".
Duração, classificação indicativa e programação detalhada: consulte o site www.bb.com.br/cultura  ou a bilheteria.


============================

Bate Papo

Festival Contemporâneo de Dança de São Paulo

1 – Conversa pública com Helena Katz (Brasil) e Vera Mantero (Portugal)

Local: Teatro

21 de outubro

Domingo - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 18h.

Helena Katz, crítica de dança por 40 anos nos principais jornais de São Paulo, professora e cocriadora da teoria Corpomídia, realiza uma conversa pública com Vera Mantero (Portugal). 

Classificação indicativa: Livre
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.

2 – Entrevista com Leandro de Souza (Brasil)

Local: Teatro

26 de outubro

Sexta - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 20h

Estudantes da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, orientados por T. Angel, especialista em modificação corporal, performer e profissional da educação, entrevistam Leandro de Souza (Brasil).

Classificação indicativa: livre
Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.

3 – Entrevista com Nina Santes (França)

Local: Teatro

29 de outubro

Segunda - imediatamente após a sessão do espetáculo, às 20h.

Estudantes da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, orientados por T. Angel, especialista em modificação corporal, performer e profissional da educação, entrevistam Nina Santes (França)
.
Classificação indicativa: livre

Entrada franca, mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do espetáculo.



ACESSE TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS:
                                                                                                        FACEBOOK: Desconexão Leitura


                                                                                                        INSTAGRAM: @Desconexaoleitura
Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens