Home Programação Março de 2018 Programação do Mês de Março de 2018 do CCBB de São Paulo
Programação do Mês de Março de 2018 do CCBB de São Paulo
desconexao leitura março 20, 2018 0
CINEMA
Retrospectiva Helena Solberg
Local: Cinema
7 a 19 de março
Retrospectiva integral da obra da cineasta Helena Solberg, com 17 filmes (entre documentários e ficções em formatos e durações diversas). A mostra procura fazer jus à importância histórica desta cineasta brasileira de impressionante consistência temática, notório engajamento político e aguçado sentido de experimentação formal. Feminismo, exílio, ditadura, trabalho e engajamentos políticos são temas recorrentes em sua obra. O evento conta com a presença de Helena Solberg em uma Aula Magna ( 17/03 - 16h ), além de vários debates que procuram esmiuçar questões estéticas e políticas de sua produção.
Classificação Indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início de cada sessão.
Local: Cinema e auditório
22 de março a 16 de abril
Realizada desde 2002, a MFL se tornou uma das maiores mostras de cinema do Brasil, exibindo cerca de 200 filmes de todos os gêneros, formatos e durações, em mais de 70 cidades. Além dos filmes, realiza debates e o curso livre “Cinema e Memória”, com Hernani Heffner.
Classificação Indicativa de acordo com o filme.
Entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início de cada sessão.
JEAN-MICHEL BASQUIAT
Obras da coleção Mugrabi
Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
Até 7 de abril
9h às 21h
A obra de Jean-Michel Basquiat (Nova York, 1960-1988) personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 1970 e 80, uma mistura de empolgação e decadência que criou um paraíso de criatividade. A repetição de letras e palavras reflete ritmos, sons e a vida na cidade. As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um Neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop. Suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao misturar imagens da cultura erudita e popular.
Basquiat era um dos poucos afro-americanos num mundo artístico predominantemente branco. Sua obra rapidamente evoluiu de uma evocação das ruas a uma profunda narrativa sobre a experiência de ser negro e as conquistas culturais dos negros. Curadoria: Pieter Tjabbes.
Palestra
No dia 01 de março, às 19h, o curador da exposição, Pieter Tjabbes, fala ao público sobre a vida e obra de Basquiat, com entrada franca mediante retirada de senha a partir de uma hora antes do início do evento.
Classificação Indicativa: livre.
Entrada franca.
Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e em culturabancodobrasil.com.br ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.
Guia Auditivo
Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).
PROGRAMA EDUCATIVO
Local: Térreo
1 a 31 de março
Quarta a segunda
O Programa CCBB Educativo oferece atividades com diferentes linguagens para o público de todas as idades: Visitas Mediadas, Contação de Histórias, Mediação de Livro e Atividades Práticas.
Desenvolve ainda materiais e ações que tornam a exposição acessível para todos os públicos, realizando, inclusive, atendimento em Libras, mediante agendamento prévio (11 3113-3649) ou disponibilidade de educador (consultar na bilheteria). Até dia 8 de janeiro.
As atividades dialogam com a exposição “Jean-Michel Basquiat”, em temporada até 07 de abril.
------------------------------ -------------------------
Agendamento de Grupos
O agendamento de grupos à exposição pode ser feito pelo telefone (11 3113-3649) em visitas que contam com os atendimentos: 1) mediação por educador; 2) visitação livre após recepção por educador; e 3) visitação livre com material de apoio remoto antecipado.
Classificação indicativa: livre
Entrada franca.
------------------------------ -------------------------
Espaço Sensorial
Local: 1º andar
1 a 31 de março
Quarta a segunda
Espaço com instalação educativa acessível a todos. A partir dos conteúdos apresentados pela exposição “Jean-Michel Basquiat”, o CCBB Educativo cria e constrói um ambiente que visa ultrapassar o contato visual, proporcionando uma experiência de tato, de movimento, de materiais, em que o corpo inteiro desperta para novas percepções.
TEATRO
Local: Teatro
10 de março a 23 de junho
Sábado, 11h
Sessão extra: 30 de março, sexta-feira, 11h
Primeira incursão do Grupo XIX de Teatro no universo infanto-juvenil, o espetáculo metaforiza os acontecimentos pelos quais passam os habitantes de determinada vila perdida no tempo, mais precisamente o fato de que ali se extinguiu todas as espécies de animais, para falar de temas como o preconceito, a intolerância, a natureza e seus implacáveis desígnios. Criação: Grupo XIX de Teatro; Dramaturgia: Ronaldo Serruya; Direção: Luiz Fernando Marques (Lubi) e Rodolfo Amorim; Direção Musical: Tarita de Souza; Atores-criadores: Janaina Leite, Juliana Sanches, Ronaldo Serruya, Rodolfo Amorim, Tarita de Souza.
Duração: 50 min
Classificação indicativa: livre
Local: Teatro
16 de março a 7 de maio
Sábado e segunda, 20h
Domingo, 18h
O espetáculo narra a história do palhaço Careta, que tem sua rotina alterada ao se deparar em seu camarim com o espectador Benvindo, um vendedor de sapatos. Os dois conversam sobre suas vidas, desestabilizando crenças e valores e se questionam sobre suas escolhas. Palhaços é um convite à reflexão sobre o verdadeiro papel do artista, o que faz com que o público ultrapasse o espaço da lona, do espaço cênico, para ver de perto o verdadeiro palhaço. Texto de Timochenko Wehbi, direção de Alexandre Borges e atuação de Fioravante de Almeida e Dedé Santana, ícone do humor brasileiro, com décadas de trajetória nas artes da interpretação e na cena circense.
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 12 anos
Mostra Solos e Monólogos no CCBB
Local: Teatro
28 de março a 18 de maio
Quarta a sexta, 20h
19 a 21 de maio
Sábado e segunda, 20h
Domingo, 18h
A Mostra reúne espetáculos cênicos inscritos e selecionados no Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais do CCBB. A cada semana ocorrem três sessões dos espetáculos: “Como Todos os Atos Humanos” (SP); “Homem-Bomba” (MG); “Coisas Boas Acontecem de Repente” (MG); “Sapato Bicolor” (MG); “Muro de Arrimo (SP); “A Hora e Vez” (SP); “Eugênia” (RJ); “Ffobia Setor” (SP) e “Galo Índio” (SP)
Verifique a classificação indicativa e a duração de cada espetáculo no site http://culturabancodobrasil. com.br/portal/sao-paulo
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário