01/03/2018

Centro Cultural Banco do Brasil - Programação Março 2018

Centro Cultural Banco do Brasil

PROGRAMAÇÃO março 2018



Durante o mês de março, o CCBB Rio traz retrospectiva da cineasta Helena Solberg; a 17ª edição da Mostra do Filme Livre; o projeto Feminino com show deElza Soares, Pitty, Xênia França e As Bahias; dois espetáculos novos: Contos Partidos de Amor e Insetos ou Janelas Abertas nº3; e muito mais. 

Exposição



EX AFRICA
1º andar – até 26/03
Quarta a segunda
A exposição traz ao CCBB, pela primeira vez, um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente e da identidade da África moderna, marcada por uma diversidade de encontros culturais e interações, por processos de intercâmbio e aculturações, através da recente produção de 18 jovens artistas, vindos de oito países africanos. A eles se juntam também dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula.
Curadoria: Alfons Hug.
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Performance
Área externa - 3/03 - 16h
Alaagba é o título da performance e instalação do artista nigeriano Jelili Atiku, que integra a exposição Ex Africa. Com referências diretas à ética da religião, valores e prática de Egungun, o artista revisita discussões sobre a descolonização da África, por meio de processos performativos de etutu (rituais) de limpeza.


Exposição de Catálogos na Biblioteca
6º andar – até dezembro
Quarta a segunda
No espaço expositivo da Biblioteca, cerca de 40 catálogos de exposições que fizeram história no CCBB durante as últimas duas décadas, uma homenagem a importantes artistas e movimentos culturais que passaram pelo prédio, como Rembrandt, Aleijadinho, Anish Kapoor, Escher, Salvador Dalí, Picasso, Kandinsky, Mondrian, Warhol, Surrealismo, Impressionismo, entre outros.
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Música
MÚSICA NO MUSEU 
Quartas-feiras – 12h30
O projeto tem por objetivo a formação de plateias e estimular a música de concerto, sendo realizado em diversos museus e centros culturais da cidade. Todas as quartas-feiras no CCBB. 
Curadoria: Sérgio da Costa e Silva

FEMININO
Área externa - 17 e 18/03 – 18h30

Sábado e domingo

Grandes cantoras e artistas brasileiras se reúnem no projeto para cantar e falar sobre gêneros e suas definições, as diversas facetas do feminino e a importância de sua força na sociedade.

17/3 - Elza Soares convida Pitty18/3 - Xênia França convida As Bahias

Classificação indicativa: 18 anos

Cinema
O CINEMA DE JOHN AKOMFRAH – ESPECTROS DA DIÁSPORA
Cinema I – até 5/03
Quarta a segunda
Retrospectiva do cineasta e artista ganês-britânico celebrado pela ousadia estética e pelo engajamento político e que teve papel determinante para a visibilidade de temas ligados à diáspora africana. Sua obra é caracterizada por investigações sobre a memória, o arquivo pós-colonial e afrofuturismo. Além disso, estabeleceu um estilo visual multicamadas que o tornou respeitado no cinema contemporâneo.
Curadoria: Rodrigo Sombra e Lucas Murari.
Classificação indicativa: de acordo com a o filme.
Entrada Franca

RETROSPECTIVA HELENA SOLBERG
Cinema I – 7 a 19/03
Quarta a segunda
Retrospectiva da cineasta e documentarista carioca, cuja carreira se inicia na década de 1960 (foi a única mulher a participar do Cinema Novo) e se desenvolve durante três décadas nos EUA. Embora ainda pouco divulgado no Brasil, seu trabalho é reconhecido no exterior, tendo-lhe rendido premiações internacionais. Feminismo, exílio, ditadura e engajamento político são temas recorrentes em sua obra. O projeto contará com a presença da própria Helena Solberg em uma aula magna, além de debates que procuram discutir questões 
estéticas e políticas de sua produção.
Curadoria: Carla Italiano e Leonardo Amaral.
Classificação indicativa: de acordo com a o filme.
Entrada Franca




17ª MOSTRA DO FILME LIVRE
Cinema I – 21/03 a 15/04
Quarta a segunda
Nascida no CCBB Rio em 2002, a Mostra se tornou referência em festivais do gênero no Brasil, exibindo filmes com os mais variados temas, formatos e durações. Focada na produção independente, alternativa, autoral e inventiva, a maioria dos filmes é feita por conta própria, sem patrocínio ou uso de verbas públicas. Além dos filmes, a programação conta com a realização de debates e também do curso Cinema e Memória, com Hernani Heffner.
Curadoria: Gabriel Sanna, Diego Franco, Scheilla Franca, Christian Caselli, Guilherme Whitaker e Diego Franco.

Teatro
PRETO
Teatro III – até 11/03 – 19h30
Quarta a domingo
A nova criação da Companhia Brasileira de Teatro promove uma investigação sobre o que gera a recusa das diferenças em nossas sociedades, e principalmente sobre as possibilidades de coexistência e campos de interação entre as diferenças, olha para o racismo na vivência brasileira e em perspectiva com o mundo e, a partir daí, reage artisticamente através de múltiplas visões e sentidos.
Direção: Marcio Abreu. Dramaturgia: Grace Passô, Marcio Abreu e Nadja Naira. Elenco: Renata Sorrah, Grace Passô, Nadja Naira, Cássia Damasceno, Felipe Soares e Rodrigo Bolzan.
80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada: R$ 20,00






GRANDE SERTÃO: VEREDAS

Rotunda – até 31/03 
Quarta a domingo: 21h
Depois de recriar o Sertão de Guimarães Rosa em uma instalação que inaugurou o Museu da Língua Portuguesa, Bia Lessa traz para os palcos a obra-prima do autor. Em um espetáculo/instalação, com recursos que ampliam a dimensão sonora a níveis inéditos de interação, o jagunço Riobaldo faz um pacto com demônio para sobreviver no Sertão e tenta reprimir o amor que sente pelo colega, Diadorim.
Direção e concepção: Bia Lessa. Texto: Guimarães Rosa. 
Elenco: Caio BlatLuíza Lemmertz, Luísa Arraes, Leonardo MiggiorinLeon Góes, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian e Clara Lessa.
140 minutos
Classificação indicativa: 18 anos
Entrada: R$ 20,00





CONTOS PARTIDOS DE AMOR
Teatro III – 17/03 a 1/04
Sábado e domingo: 16h e 19h
Quatro pessoas amorosas e ciumentas revelam ao público suas verdades sobre as relações humanas. Por meio de diálogos bem-humorados, dança e música, a peça apresenta canções e contos originais livremente inspirados na obra de Machado de Assis.
Direção: Duda Maia. Dramaturgia: Eduardo Rios. Direção musical: Ricco Viana. 
Elenco: Diego de Abreu, Isadora Medella, Luciana Balby e Tiago Herz.






INSETOS OU JANELAS ABERTAS Nº3
Salas C/D – 22/03 a 6/05
Quarta, quinta, sexta e domingo: 19h
Sábado:17h e 19h
Uma nuvem de insetos cruza o céu rumo ao desconhecido. O ser humano, vítima e algoz de seu próprio habitat natural, não é mais capaz de ouvir o eco planetário que anuncia o cataclisma eminente... A peça comemora 30 anos de trajetória da Cia. dos Atores, com texto inédito e presença dos fundadores da companhia no elenco.
Direção: Rodrigo Portela. Texto:  Bilac. 
Elenco: Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro.







Programa Educativo
De quarta a segunda, das 9h às 20h.
O programa CCBB Educativo realiza, gratuitamente, visitas mediadas às exposições e atividades diversas para famílias, grupos e público espontâneo, além de atendimentos agendados para escolas, instituições e pessoas com deficiência. Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura ou pelos telefones 3808.2070/2254.   
Destaque: Cortejo Musical Ex Africa
Segundas e quintas - 14h (térreo)
Nosso cortejo canta histórias e vivências de maneira poética a partir de um repertório que celebra a cultura da África. Com educadores músicos, a ação convida o público presente a cantar e conhecer o que cerca a arte e a vida contemporânea africana.


Biblioteca
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Considerado um dos mais importantes acervos disponíveis em Artes, Literatura, Ciências Humanas e Sociais no Brasil, a Biblioteca conta com cerca de 160 mil volumes. Sala de leitura e espaço para literatura infantil estão disponíveis para o público que interessado em consultar o acervo no local. Empréstimos podem ser feitos mediante intercâmbio entre bibliotecas e convênios. 

Exposições Permanentes
Galeria de Valores
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil estão presentes em um espaço interativo que conta a história da moeda no Brasil e no mundo. Na sequência expositiva é possível ver raridades, curiosidades, o ciclo do ouro, segredos das notas, além da linha do tempo que vai da moeda ao cartão de crédito.

O Banco do Brasil e Sua História
Aberta de quarta à segunda, das 09h às 21h - entrada franca
Composta por peças do acervo do Museu e do Arquivo Histórico, a mostra apresenta a História do Banco do Brasil de forma cronológica, num paralelo com a história financeira e econômica do País. Os quatro últimos módulos recriam, com mobiliário de época, o ambiente que abrigou a Presidência do Banco do Brasil no período de 1937 a 1960

Serviços

Confeitaria Colombo - Casa de chá 
De quarta à segunda – 2° andar
Novo espaço da Colombo, que traz em seu cardápio, os produtos que fazem parte da história da confeitaria, e um tradicional Chá da tarde que recebeu o nome do Centro Cultural. O chá CCBB é acompanhado de torrada Petrópolis, mel, geleia, bolo, doce, suco, pães e biscoitos leque, todos os produtos feitos na sede da casa centenária.  

Restaurante e Cafeteria Verso
De quarta à segunda – andar térreo
cafeteria oferece opções de lanches doces e salgados para os visitantes durante todo o funcionamento do CCBB e a partir do meio dia, o restaurante traz opções de almoço, chá da tarde e jantar.

Livraria da Travessa
De quarta à segunda – andar térreo
É possível encontrar catálogos de mostras atuais e anteriores, além de centenas de títulos em livros nacionais, livros importados, eBooksAudioBooksDVDs e Blu-Rays

Mais Informações
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Quarta a segunda, de 9h as 21h.
Bilheteria: Quarta a segunda, de 9h as 21h 
Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens