09/10/2017

A fantástica fábrica de livros

 

 
   Não sei vocês queridos leitores mais desde pequena viajava na Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka, cheguei a ver tantas vezes que acho que sabia todas as musiquinhas na infância. Imaginava em como deveria ser maravilhoso vivenciar todas as invenções do dono desta fábrica dos sonhos... Anos se passaram estou eu aqui para falar que finalmente fui numa fabrica onde os sonhos acontecem ou os sonhos que a mulher de hoje gosta de sonhar atualmente nas horas vagas...
 
 
   Eu sei que muitos vão pensar você foi numa fábrica de chocolate? Claro que já fui sim e posso dizer não foi tão espetacular sim... Chocolate de mais enjoa, mas não contem  para as crianças que ainda sonham com isso.


   Voltando ao assunto pertinente, na sexta feira dia 6 de outubro um dia agitado para uma pessoa que tinha prova de Matemática financeira e que iria sair correndo no caos do rio de janeiro as 18 horas para fazer prova. Visitei através da Aliança de Blogueiros que o site faz parte na sede do Grupo Editorial Record para conhecer os processos de fabricação dos livros que nos inspiram, que nos fazem sonhar e vivenciar as maravilhosas aventuras que nossos autores preferidos escrevem.

  Na editora fomos recepcionados pela Rafaela  e Ana Rosa do Marketing da empresa, que foram super simpáticas e animadas em nos guiarmos nas etapas de fabricação dos livros da editora.
 
 Além de conhecer a fabrica ainda foi organizado pela empresa um Coffee Break, após conhecermos todas os setores que fazem ela ser o sucesso esses 75 anos de estrada no mercado literário. Posso adiantar que estava tudo muito saboroso, infelizmente esqueci de tirar uma foto da mesa.
   







Tirei foto de todo processo de fabricação dos livros e separei  algumas curiosidades sobre a produção.para compartilha com vocês.

Capas impressas aguardando corte e miolos de livros impressos.

Primeiramente são impressas todas as capas como vocês podem ver na foto ao lado com uma margem de segurança para depois se devidamente recortada.
Após as essa etapa são cortadas e separadas cada capa de livro para receber o miolo.








Após essa primeira etapa são reservadas e encaminhada para etapa de dobra do livro como mostra na imagem a seguir.

Etapa de dobra das capas já impressas e cortadas.

O rolo que papel que será impresso as páginas dos livros.

Simultaneamente o livro já começa a ser impresso continuamente, já que são inseridas duas bobinas na alimentadora de papel e quando  uma acaba a outra já é utilizada . Umas informações que achei muito interessante foi a dimensão dos rolos. Cada rolo desses tem 7 km de comprimento e 1140 mm de largura.





A cabine de impressão vocês podem ver abaixo no lado esquerdo, no lado direito já podemos ver as folhas impressas em um dos lados do papel.


Cabine de Impressão


Folhas já impressa em um dos lados
.











Etapa de corte das folhas impressas frente e verso.
 Após o corte as folhas são agrupadas e unidas e ganham o aspecto de miolo e direcionadas a esteira que leva a colagem das capas

Miolos dos livros impressos e agrupados pronto para etapa de colagem.
Capas dobradas para processo de colagem

   As capas já dobradas são direcionada em outra esteira que se encontram os miolos para a fixação, a maquina de colagem cola em média 20 livros por vez mais como o processo é rotativo quando uma e colada outra logo em seguida substituída e colada. A colagem é feita a quente e as lombadas do miolo precisam ser desgastadas para melhor aderência da cola em ambas as partes.


Processo de fixação das capas nos miolos dos livros.




   Para a fixação da cola é preciso uma secagem e esfriamento da cola, para isso o livro já sai da colagem fechado para fixar a forma, já que a tendencia do papel é volta a sua forma original. Por esse processo ser continuo há uma longa esteira semi coberta que impede que o livro abra. Essa cura leva justamente o tempo de chegada a próxima etapa que é de acabamento.



  Logo depois da colagem já conseguimos ver o livro no aspecto que conhecemos, mais ainda falta a retirada das rebarbas da capa e do miolo que é através de alguns cortes nas extremidades do livro.
 
  A esteira já direciona o livro para o empilhador que agrupa os livros já na quantidade para inseri-los nas caixas


Livros devidamente finalizados em processo de empilhamento e conferência.

Conferência e encaixamento de livros.





Antes de serem embalados há uma conferencia para ver se amassou ou o corte foi feito corretamente se forem aprovados já são embalados.










Estoques de livros identificados.
   E levados ao estoque aonde os livros são identificados com suas capas cada caixa para facilitar a identificação do operador de transporte de carga

   A etapa final é enviar para livrarias de todo pais os livros que amamos e vivemos as maravilhosas aventuras através de cada linha impressa.

Livros prontos para envio para todo Brasil.

Notas finais: É visível que todos envolvidos desde todo o processo de designer, escolha de publicações e outros setores administrativo, amam os livros e respiram o mundo literário, pois em todo departamento interno podemos ver as mesas decoradas com os livros que cada um dos profissionais amam. Além das coleções pessoais de cada um deles em suas estações de trabalho. Acredito que é isso que faz com que a empresa tenha essa solidez de 75 anos de sucesso no mercado das publicações com lançamentos frequentes e várias publicações em Tops List de mais vendidos ao longo dos anos.

Estações de trabalho dos departamentos internos da editora.

Agradecemos a Editora Record pela recepção e Maisa Evely administradora do Site Reino Literário Br e lider da Aliança de Blogueiros do Rio de Janeiro por nos proporcionar essa oportunidade.


Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens