27/05/2017

Resenha: Blogueiras.com - Thati Machado e outras autoras



   O livro Blogueiras.Com é uma coletânea de 8 contos em que suas protagonistas são blogueiras, youtubers ou  associadas a algum blog. Cada conto é escrito por uma autora e blogueira brasileira diferente. Alguns são romances, outros histórias de superação, cada livro possui um enredo completamente diferente do outro. Todos os capítulos tem um trecho de uma música.
   São histórias atuais, algumas até com temas visto como tabus até poucos anos atrás e agora são tratados com a devida seriedade e respeito: como a depressão, o bissexualidade, o assedio sexual, suicídio, além destas a clichê e famosa "dor de cotovelo". Os temas são tratados pelas autoras com fluidez e leveza. Deixando o leitor envolvido em uma leitura descontraída e reflexiva. 
  O projeto me proporcionou a oportunidade de conhecer o trabalho das outras autoras além do trabalho da Thati Machado que já conheço pelo seu livro Poder extra G. 

 Arrisque-se, conto de Mariana Mortani, conta-se a história de Barbara acaba de ser convidada para ir a cabine de impressa em Londres da nova série da Netflix, "Nova Era", baseada em um livro, e depois uma coletiva com os protagonista. Na cabine ela conhece Peter, um misterioso e charmoso inglês que insiste em ficar próximo dela.

"Acho que existe interesse à primeira vista. O amor é conquistado com o tempo."

   Adorei o conto achei bem escrito, como todos os outros, mas o final me deixou mega curiosa imaginando o que aconteceria depois que acaba a história. Quero muito uma continuação, já que ele é um dos que mais gostei.
 Barbara é uma mulher segura que sabe o que quer e não tem medo de demostrar sua opinião. E mesmo vivendo constantemente na mídia ela sabe dosar a exposição e ter uma vida pessoal saudável e privada. O que tornou o conto interessante e até reflexivo. Não conhecia a autora e ela já me cativou, pretendo ler outros livros dela.

No segundo conto com o titulo de  Sentimentos às avessas, da autora Larissa Azevedo, temos a blogueira Amanda que começa escrever por aconselhamento de seu psicologo para tratar de sua depressão profunda e transtorno de ansiedade.

"Nada do que eu assisto me faz feliz.Não sinto vontade de ler nenhum livro. Cada dia que passa a vontade de abrir os olhos é menor."

 Essa história é uma das mais intensas, na minha opinião. As postagens da Amanda são tão profundas, depressivas e incentivadoras, mas tão palpáveis que é impossível não senti-las. Houve momentos que tive a percepção de ver ela digitando cada postagem, as vezes me perguntava o que poderia fazer se tivesse algum amigo nesta situação ou se fosse a personagem, se teria coragem de escreve para todo mundo ler tudo que sinto.

   O terceiro conto Segredos de Valentina é da linda e empoderada Thati Machado. Com sua escrita jovem e delicada a autora não tem medo de falar da diversidade, inclusão e sobre a identidade sexual de cada um. Nossa protagonista é "filhinha da mãe", pois é corajosa e destemida, como a autora. Desde que ela começou seu canal no youtube sempre teve seu namorado apoiando, incentivando a continuar e filmando seus vídeos, mas agora o namoro acabou e nossa querida protagonista está perdida, tentando encontra seu caminho e seguir em frente.
   Sinceramente a história me surpreendeu porque foi, na minha opinião uma reviravolta na vida da protagonista, e mesmo assim ela nunca deixou de ser quem ela é. Com certeza a criatividade da autora em trazer assunto polêmicos de maneira sutil enriqueceu todo o conto. Achei linda a história do inicio ao fim.

Sobre o conto E a vida me trouxe, da Raffa Fustagno, fiquei muito chateada, porque estou apaixonada pela Mafalda e um conto foi o suficiente para pedir bis. De preferência a aventura inteira da protagonista.
Mafalda é uma apaixonada por livros, blogueira literária e quando ama uma livro lê e relê sempre que tem vontade. E quando lê seu livro predileto algo inusitado acontece. Seu crush literário sai do livro e, meu amor, ele é mais gato que tudo que ela imaginava! E agora nossa protagonista esta tentando assimilar se estar ficando louca ou não.


   No conto TT a autora Adrielli Almeida conta a historia de Lilian, que a pedido de sua irmã Lorena, que é blogueira, fará a cobertura da coletiva de impressa da banda de K-Pop, Berry Jam. Um trabalho simples tira fotos, fazer algumas perguntas e gravar um "oi" da banda para o canal. Mas as coisas não saíram como o planejado. Seu nome foi escrito de maneira errada e ela é confundida com a tradutora do grupo. A parti desde fato o mundo dela muda completamente.
   Não sei o motivo esse conto foi o que me deixou confusa, tive a impressão que a história devia ser maior, mesmo assim fiquei muito curiosa para acompanhar mais a vida de Lilian, pois me identifiquei com a protagonista, sempre me envolvo em situações inusitadas.

Em A Perfeição em Existe, da autora Thays M. de Lima, temos a blogueira de viagens Helena Dolabella, que adora viajar e tirar fotos dos lugares que visita. Em uma viagem a Gramado, para coletar informações e fotos para seu blog, ela acaba conhecendo um homem triste e com um lado desfigurado do rosto, que a cativa de uma maneira que não sabe explicar.

" Você será perfeito, quando aceitar a sua imperfeição como um lembrete de tudo que você está vivo, de que você sobreviveu."

A historia de Helena me lembrou de A bela e a Fera. Uma versão sem o lado encantado que a Disney criou ou a maldição jogada pela menina desprezada do filme A fera, baseado no livro do Alex Flinn. Claro que conto é uma historia diferente destas, mas me lembrou muito. A personalidade da protagonista lembra tanto as mocinhas de ambas as histórias que comecei a pensar em uma releitura sem o quesito mistico. É cativante o conto da Helena e o Enzo é aquele casal que você torce do inicio ao fim.

 Canal Aline Cordeiro, conto da autora Mari Scotti, narra a história de Aline, uma mãe solo e youtuber que está desesperada para consegui inscritos em seu canal e que tem negligenciado a atenção de seu pequeno filho, Daniel. Além disso ela está abalada com o novo relacionamento do seu ex. Com todos esses acontecimentos em sua vida, uma boa mãe e ainda uma youtuber de sucesso, Aline está completamente confusa se isso é o que ela realmente quer.
Na minha opinião é um dos contos mais engraçados. Aline é bem doidinha basta ler a oração dela abaixo:

"Me perdoe Senhor pela distração...Voltando, eu peço que o Senhor me ajude neste dia. Sei que parece banal, um pedido descabido, mas, me ajude, por favor! Eu preciso de mais mil seguidores para consegui alguma visibilidade de parcerias - respirei fundo me sentindo ridícula."

 Uma comedia total as doideiras da protagonista, e uma fofura o filho dela falando com ela durante a história. O filho dela é da turma do cebolinha, troca as letrinhas, coisa mais linda ele falando que ela "porometeu". É encantadora a maneira como a personagem se encontra no meio desse caos que está sua vida e amadurece ao longo desse conto, um bela historia muito bem escrita e finalizada com chave de ouro.

Conversas Literárias, de Teca Machado. Depois de romances, historias de superação e amadurecimento, eu nunca esperaria que teria um conto de ficção cientifica, mas não é que a autora conseguiu fazer isso! E sinceramente, gostaria muito de comprar um Inside para mim.
Clara comprou, pela internet, um computador que estava em promoção, de uma marca que ela nunca ouviu falar, uma tal de Inside. O computador chegou no prazo desejado e até superou suas expectativas. Ele funcionava super bem só que tinha um aviso nele:

"Use sem moderação. Mas cuidado com o que você colocar na internet."

Se você pensou tem coisa estranha ai, como eu, você está certo.... Coisas estranhas começam acontecer toda vez que ela posta algo em seu blog, e Clara começa acreditar que está ficando louca, mas, por algum motivo estranho, ela esta vivenciando o que ela escreve e mudando as histórias quando interfere nelas. A história é fascinante, extremamente inusitada e divertida.

De maneira geral tenho que confessar que amei ler todos os contos e conhecer o trabalho dessas autoras e blogueiras que conseguiram trabalhar o tema de maneira inovadora e descontraída de um blogueiro, e até de algumas pessoas viciadas em redes sociais ou não. E fazer um conto de um tema atual, mas que ao mesmo tempo não pouco explorado pode ser um enorme desafio. Essas autoras cumpriram com louvor o objetivo e deixaram sua marca e identidade em cada um desses contos. Parabéns para todas e espero que surja uma continuação desses contos.
Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens