17/02/2017

Livros e música: Verdade Noturna - Dinho Fonseca





 Nesta quarta feira no dia 15/02 o Blog marcou presença no lançamento do livro Verdade Noturna de Dinho Fonseca. Natural do Rio de janeiro ,mais precisamente Vila da Penha, onde morou durante 40 anos.O autor é um individuo  multifacetado, que além do dom divino de escrever poemas de tirar o folego, arrancar deliciosos sorrisos e doces memórias com sua escrita. Dinho é designer, inventor, artista plástico e profissional de Comunicação e Marketing.
Ele sempre trabalhou com arte e escreve desde a adolescência este livro é sua estreia como autor,A publicação desde livro foi feita com a Chiado editora e Dinho participou pessoalmente por todo processo de criação do livro, já que possui 30 anos de experiencia como designer gráfico.




Mas vocês devem estar pensando porque este evento está na postagem Livros e música, escolhi falar desse lançamento pois foi um sarau de poesias e um show de música ao vivo. A grande diferença é que as músicas eram poemas do autor que foram transformadas em canções, regadas de swing e com misturas de sanfona, gaita  e berimbau de boca, não podemos esquecer do bom e velho violão.
E como boa amante de mpb, bossa nova e rock brasuca  estou completamente apaixonada pela versão musicada feita pelo Wagner Ricciardi e a banda A Tribo do poema Revide.Que tal da uma conferida no som basta clicar aqui.
Teve também a participação de Geraldo Amaral cantando em um ritmo contagiante  e irresistível de não querer dança, infelizmente  pela impossibilidade de ser um auditório a platéia movia os pés no ritmo das músicas ,você pode ouvir a música criada com o poema Delírio  aqui .

"A poesia transcende a alma de Dinho, é fácil se encantar com suas obras ,como:
"Coisas Bonitas", de Geraldo Amaral e Dinho Fonseca.
 "... Eu queria dizer coisas minhas, me expor.
Nas cifras contidas na brisa, compor.
No frio da minha alma tremida, calor.
Do riso da boca contida, humor",

Ou em "Lacinho", de Wagner Ricciardi e Dinho Fonseca.
 "...Nossa, menina! Como tua boca é bonita.
Parece um lacinho de fita
enfeitando a tua voz." 
A expectativa de Dinho é que agrade ao público pela clareza coloquial de seus poemas e das músicas feitas com seus parceiros."

E realmente agradou o publico que aplaudiu de pé a cada música e a cada declamação das poesias algumas populares por sua simplicidade e outras mais robustas com um vocabulário culto e de excelente bom gosto.
Acredito que boa poesia, toca na alma do leitor ou neste caso no ouvinte e algumas me deixaram arrepiada. E que adorei cada verso narrado e em breve vai ter resenha deste livro porque já estou com o meu exemplar em mãos.


 O livro "Verdade Noturna" é o resultado dessa primeira frente de divulgação com o projeto "Poste no Poste", uma coletânea de poesias escritas desde o final dos anos 80, até meados de 2014. Que representa diversas fases do poeta, embora mantenha o mesmo estilo coloquial do autor. Inclusive, mais de 20 poemas contidos no livro já foram musicados.
Abaixo algumas fotos do projeto "Poste no poste" do autor:

Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens