10/08/2016

#BEDA 10 - O QUE É MANGÁ?



 Aventuras Literárias

Essa irá ser uma nova modalidade de postagem no blog na qual vamos tentar postar algo diferenciado em termo de leitura e provando que nem só de livros vive um leitor.Além de leituras aleatórias também  irão se colocadas nessa classificação metas nossas de leituras, descobertas que iremos fazendo ao longo dessa vida de leitor.Será algumas postagens informais e talvez até engraçadas dependendo do tema.Espero que gostem!


Sempre fui apaixonada por H. Q. 's e histórias em quadrinhos, comecei lendo Turma da Mônica depois migrei para os quadrinhos do Homem - Aranha, Hulk, Wolverine e Batman. O que sempre foi uma leitura rápida e que me cativou por alguns anos, antes de começar a ler livros. Até que surgiu os animes na Rede Manchete, nem sei se alguém ainda lembra. E conheci Sailor Moon, Cavaleiros dos zodíacos e Dragon ball, engraçado que nessa época eu nem sabia o que era mangá, menos ainda anime.Uns 10 ou 12 anos depois eles começaram fazer parte da minha vida de forma permanente sempre que sobra um tempo uma vez por semana me rendo aos meus títulos preferidos que em outra post contarei para vocês cada um deles e um resuminho de cada um.
Mas hoje só irei explicar "o que é mangá?" Então continue lendo para saber mais.

Mangá ou manga advém do japonês "desenhos involuntários", criados a partir de pinturas caricatas de animais do século 11 chamados de “chôjûngiga”, sendo aprimorado ao longo dos séculos se transformando em quadrinhos japoneses.


Mas o que difere tantos esses quadrinhos das H. Q. 's que conhecemos? 
A primeira coisa são os traços. A partir dos trabalhos de Osamu Tezuka, os traços dos mangás se modificaram completamente  tornando-os mais suaves e expressivos, sendo característico os "olhos grandes" em muito deles. A seguir a leitura é feita de traz para frente, começando da última página e da direita para a esquerda; e por último, a diversidade. É crível que a maioria conhece mangás de ação e aventura por gerarem grandes títulos como Dragon Ball, One Piece e Naruto, ou para os mais antigos neste mundo Hokuto no Ken, Akira e Astro Boy, mesmo nunca tendo lido alguns deles.
O que poucas pessoas sabem é que o mundo dos mangás não se restringe somente a estes gêneros e sempre inova criando mais e mais subgêneros e estilos, superando até as histórias em quadrinhos ocidentais.
Mesmo não sendo fã ou próximo da cultura japonesa, provavelmente algum estilo te encantará, basta dar uma oportunidade. 
Abaixo há alguns dos estilos mais conhecidos.



Shounen 

No Brasil e no mundo é um dos estilos mais conhecido e que todos em algum momento assistiu pelo menos um desse estilo.Shounen traduzido para língua portuguesa seria garoto ou menino, desde ponto de visa é um  mangá para garotos, geralmente de lutas ou esporte. Mais atualmente há dos mais variados temas desde ficção científica à culinária. É um estilo tão apreciado que alguns viraram live action (filmes gravados por atores em vez da versão animada). Algumas pessoas acreditam que sejam violentos, mais o bom senso fica por responsabilidade do leitor, pois cada título foi produzido para uma faixa etária alvo.
Alguns títulos famosos: Dragon ball, Cavaleiro dos Zodiácos, Bleach, Naruto, One Piece, Death Note ,Digimon, Shaman king entre outros.

Shoujo  

São Mangás para garota, possui traços delicados e femininos, geralmente são romance ou  comédias românticas. Geralmente são histórias envolvendo protagonista com faixa etárias entre 15 a 20 anos que vive os mais inusitados tipo de paixões. O mais semelhante nesse estilo no mundo literário seriam títulos Crepúsculo, Belo desastre, Easy, entre outros títulos famosos de romances. Há vários estilos assim como Shounen. 
Alguns títulos famosos:Sailon Moom, Sakura Card Captor, Skip-Beat, Karekano, Kimi ni Todoke,  Marmalade Boy, Vampire Knight, Fruit Basket e etc.

Ecchi 

Os mangás que possui algum tipo de erotismo sem revela explicitamente uma relação sexual,em alguns casos ele podem ser shounen ou shoujo e ser ecchi ao mesmo tempo.
Exemplo:Ranma 1/2 e Love Hina
 
Hentai

Estilo de mangá pornográfico de vários temas inusitados,com cenas explicitas de sexo com ou sem censura.Mangá adulto.Não darei vários exemplos porque os famosos iram de acordo com as preferências de cada um.Tem um que eu acredito que é bem interessante nessa modalidade que é o Futari H ou Futari Ecchi.É um manual do amor é um pouco  hot do que grande maioria mais abordagem é engraçada e intercala pesquisa de casais reais.


Josei

 Mangás femininos adulto,enredos mais complexos,faixa etária dos personagens a parti de 22 anos relações sociais comuns a faixa etária.alguns tem uma pitada de ecchi, outros são dramas ou romance.Em comparativo com os estilos literarios eu diria que seria um new adult e romance estilo Nora Robert, Loretta Chase , Proibido - Tabitha Suzuma(em breve resenha) e entre outros títulos e autoras.
  Alguns exemplos: Nana, Paradise Kiss,Angel Sanctuary e etc.

Seinen

Mangás para homens jovens,é o contrário do josei em relação a gênero em suma a descrição é a mesma.Só não é romance,geralmente são de suspense, ação, psicológico,alguns até de comédia.
Titulos conhecidos:Gantz ,Berserk ,Hellsing, Claymore e Love Junkies.

Yuri

São romance de meninas com outras meninas,podem ser eróticos ou não.
Alguns títulos: kiss x sis e Immoral Sisters

Yaoi 

 A mesma coisa do Yuri só que são meninos que amam outros meninos.Abordagem lembra um shoujo, por ser apreciado por garotas os dois estilos.
Exemplos:Gravitation e Junjou Romantica
Postar um comentário

Mais visitadas

Obrigada pela visita volte sempre!

Outras Postagens